Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

VEREADOR ROSELEI PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO

Compartilhe:
1AROSELEISURDO

O vereador Roselei Françoso (REDE), apresentou requerimento para que a Câmara Municipal agende uma audiência pública para discutir a Educação de Surdos no município.

Na proposta, o vereador afirma que duas escolas municipais de São Carlos ensinarão Libras (Língua Brasileira de Sinais) a seus alunos: a CEMEI  Ida Vinciguerra e a EMEB Dalila Galli, ambas no Jockey Clube, que foram escolhidas pela Secretaria de Educação para serem as Escolas Bilíngues.

O projeto da Escola Bilíngue, apresentado à Secretaria de Educação pela professora Cristina Lacerda, da UFSCar, vem sendo desenvolvido desde o final do ano passado e busca a inclusão e interação dos alunos, além de uma educação de qualidade para todos.

Roselei apresenta dados sobre o projeto, cuja ideia principal é alfabetizar crianças com deficiência auditiva primeiramente em Libras (para que e possam ter um meio de comunição, uma linguagem própria), e depois, a partir desta linguagem, terem condição de aprender as matérias curriculares, como o português e a matemática.

Na Escola bilíngue o projeto é dividido em dois ciclos. No primeiro ciclo os alunos são matriculados em uma classe com professor bilíngue, que os alfabetizará em Libras. Neste ciclo também são oferecidos aos alunos ouvintes, aos professores e funcionários, oficinas de ensino de Libras.

Ressaltando que  é atribuição da Câmara de Vereadores representar o interesse público dos cidadãos, o parlamentar pede que a presidência da Câmara determine uma data para realização da audiência pública destinada à Educação de Surdos em São Carlos, convidando para participar do evento o secretário Municipal de Educação, representantes da Secretaria Estadual da Educação, do Conselho Municipal de Educação e do Fundeb, direção da APAE e ACORDE, Associação de Surdos de São Carlos, representantes do Curso de Educação Especial da UFSCar, professores de Educação Especial, intérpretes e instrutores de Libras da rede municipal,  diretores das Escolas Públicas Municipais (CEMEIs e EMEBs), em especial do CEMEI Profa.Ida Vinciguerra; EMEB Dalila Galli e CEMEJA.

Deixe seu comentário: