Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta quarta-feira (30), o secretário de Segurança Pública de São Carlos, Samir Gardini, apresentou os planos e objetivos da nova Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Segundo Gardini, a Guarda Municipal da cidade terá uma corregedoria e será armada até o final do ano. Além disso, será criada uma ronda Maria da Penha, com o objetivo de coibir a violência contra a mulher.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social foi criada em dezembro, com a reestruturação administrativa da Prefeitura. “São Carlos foi muito feliz em criar a Secretaria de Segurança, hoje segurança pública é uma preocupação de todos. A segurança pública é dever do Estado, mas a Prefeitura não pode ficar fora dessa temática, porque o assunto reflete diretamente no município. Integrar as instituições, desenvolver políticas públicas, principalmente, para atender as questões primárias é o nosso papel. Com isso, as forças policiais ficam focadas nas questões mais críticas”, comentou Gardini.
Outro ponto da entrevista foi a implantação da Guarda Armada. A lei de criação da GM prevê a utilização de armas, mas com a falta de um departamento de controle, não era possível a concretização desse item. “Com a criação da Ouvidoria e Corregedoria, a previsão é que até o final do ano a Guarda de São Carlos seja armada. Na última terça-feira, protocolamos na Policia Federal em São Paulo o pedido para a utilização das armas”, informou o secretário.
O Plano Integrado de Segurança também foi destacado. “O município trabalhou nos últimos dois anos a atualização do Plano. Ele norteia as ações da nova Secretaria e é a espinha dorsal do nosso trabalho”, falou Samir Gardini. Entre os destaques do Plano estão à criação da secretaria, as parcerias, os convênios, a reestruturação da GM e da Defesa Civil, a criação da ronda Maria da Penha, a atualização das legislações municipais, entres outros.
Sobre os índices de violência divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, Samir destacou o trabalho de todos. “Os índices tiveram queda significativa. Nos últimos dois anos, o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo com segurança, investimentos e ações impactaram diretamente nos índices. O trabalho das Polícias Militar e Civil deve ser destacado. Houve redução em todos os índices. Homicídios, por exemplo, saíram de 27 em 2016 para 17 em 2018, a taxa de São Carlos é de 6,8 por 100 mil habitantes, a ONU preconiza 10 e no Brasil o índice é de 30″, afirmou.
Samir Gardini ainda falou sobre o protocolo para atender os moradores de ruas, sobre os investimentos em estruturas, os novos alarmes dos prédios públicos, parcerias com instituições privadas e associações diversas.
A entrevista completa pode ser conferida no link https://www.facebook.com/prefeiturasaocarlos/videos/608993242895564/.
Confira os dados da Secretaria de Segurança Pública SSP/SP:
Homicídio Doloso
2016: 27
2017: 22
2018: 17
Furto
2016: 3.531
2017: 3.207
2018: 3.033
Roubo
2016: 846
2017: 865
2018: 502
Furto e Roubo de Veículos
2016: 724
2017: 565
2018: 470