Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um menino de 1 ano teve confirmado o diagnosticado Meningite Pneumocócica nesta sexta-feira (4), segundo a Vigilância Epidemiológica de São Carlos. O garoto é aluno do Cemei João Muniz, localizado no bairro Cruzeiro do Sul. É o primeiro caso registrado em escola da rede municipal.
A meningite pneumocócica é um tipo de meningite grave que é causada pela bactéria Streptococos Pneumoniae, que é a mesma que pode provocar o desenvolvimento de pneumonia. Geralmente, este tipo de bactéria está presente no nariz ou garganta, mas mantém-se adormecida, não causando qualquer tipo de sintoma. Porém, algumas pessoas são mais sensíveis à bactéria e, nesse caso, ela torna-se ativa, podendo ser transportada pelo sangue até ao cérebro, onde provoca a inflamação das membranas e causa sintomas como: febre acima de 38º C, vômitos e náuseas constantes, vermelhidão por todo o corpo, Dificuldade para movimentar o pescoço, hipersensibilidade para a luz, confusão e delírios e convulsões.
A proteção contra alguns tipos de Pneumococo é adquirida através da vacinação. A vacina Pneumocócica 10 é oferecida na rede pública de saúde, gratuitamente, para todas as crianças menores de 5 anos (doses aos 2 meses, aos 4 meses e um reforço aos 12 meses). A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite bacteriana.
O uso de medicamentos para os contatos próximos de casos suspeitos de meningite somente é indicada quando a meningite for causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b ou nos casos de doença meningocócica, que é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). O caso de meningite confirmado no Cemei João Muniz não foi causado por nenhum desses dois tipos de bactérias citadas acima.
A Vigilância Epidemiológica de São Carlos está localizada na Conde do Pinhal, nº 2161, no Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefones (16) 3307-7405 ou 3307-7282.
Por A Folha de São Carlos e Região
05/05/2018