Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

SÃO CARLENSE É O PRESIDENTE DE PARTIDO MAIS JOVEM DA HISTÓRIA DO BRASIL

Compartilhe:
ze_gustavo_790x505_13032018113732

Aos 27 anos de idade, Zé Gustavo comanda a Rede Sustentabilidade ao lado de Marina Silva

 

Por AcidadeON/São Carlos

13/03/2018

 

Nascido e criado na Vila Monteiro, em São Carlos (SP), Zé Gustavo é o mais jovem presidente de partido político da história do Brasil. Formado em Administração Pública pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Araraquara, aos de 27 anos iniciou sua carreira política e hoje protagoniza como fundador e porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade ao lado de Marina Silva.

José Gustavo Favaro Barbosa Silva, é filho de uma empregada doméstica casada com um representante comercial, cresceu ao lado dos amigos de bairro e estudou perto de casa, como a maioria dos jovens que moram no interior, ele também foi o primeiro de sua casa a ingressar na Ensino Superior.

“Na Unesp eu aprendi como o Estado influencia a vida das pessoas e elas não percebem. Mas ao longo do tempo, nos meus estudos, eu também percebi como a política influencia o Estado”, contou. Ele continua dizendo que, a partir daí, sua visão crítica sobre a política se sobressaiu. Em suas palavras, “é a cabeça dos políticos que a gente tem que mudar”.

Foi exatamente no período de faculdade que despertou sua vocação para a política. “Em 2010 fazia um intercâmbio em uma universidade do Canadá e acompanhava as eleições de lá. Foi quando vi uma mulher negra vindo da Amazônia como candidata à presidência do país. Eu pensei: nossa, quando eu voltar, quero me juntar com esse povo”.

E foi o que Zé Gustavo fez. Quando voltou da Universidade de New Brunswick, no Canadá, para São Carlos, ainda em 2010, se filiou ao Partido Verde (PV), comandado por Valcenir Bragato, atualmente secretário municipal de emprego e renda da Prefeitura Municipal de São Carlos.

“Em dezembro de 2010 me filei ao PV e foi o Bragato quem abriu minha cabeça para várias coisas. Depois acabei saindo do partido por outras razões e atuei no movimento Nova Política, com o objetivo de debater maneiras diferentes de se fazer política no brasil”, explica.

Eleições de 2018

Atuando em todo o país na pré-candidatura de Marina Silva à presidência da república, Zé Gustavo assina como porta-voz do partido ao lado da pré-candidata até abril de 2018, depois passa a se dedicar também ao seu pleito como deputado federal. Nas últimas eleições de 2014, o jovem tentou a primeira candidatura para o cargo, na qual recebeu 14.474 votos em 351 cidades do Estado de São Paulo.

Porém, apesar de ser o fundador da Rede, essa será a primeira eleição do partido com a sua própria legenda. “Temos que construir um Brasil para frente, um pais que seja socialmente justo e economicamente próspero, ambientalmente sustentável, culturalmente diverso e politicamente democrático”, é a visão de Gustavo.

Ainda dentro de sua ótica, o país passa por um momento político delicado, no qual a sociedade se mostra desacreditada por aqueles deveriam zelar pelo bem nacional, por isso, é preciso resgatar o espírito público nas pessoas e trazer de volta ao Estado a preocupação com coisa pública.

Para ele, a política está na mão de todos, apesar de alguns a utilizarem em benefício próprio. “Eu acredito profundamente neste país, nas pessoas deste país. É claro que a política é resultado da sociedade sim, mas a solução também é. Tenho confiança de que vamos encontrar um caminho mais adequado”, conclui.

 

 

Pouca idade e muita responsabilidade 

Dividindo palanque com o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Miro Teixeira (RJ), Bazileu Margarido, coordenador-executivo da Rede e a ex-senadora Heloisa Helena, amiga da pré-candidata Marina Silva, Zé Gustavo entende que a pouca idade pode assustar algumas pessoas, mas garante que dentro da Rede não é fator decisivo.

A responsabilidade de estar à frente de um partido em ano eleitoral é grande, ainda mais aos 27 anos de idade. “Só para se ter uma ideia, metade da direção do partido é formada por pessoas com menos de 35 anos. Mas na Rede uma geração aprende com a outra, os mais velhos ensinam os mais novos, mas também aprendem com eles”, garante.

O presidente finaliza dizendo que um dos grandes problemas do país é o fato de que temos uma geração que ajudou a reconquistar a democracia, mas ao mesmo tempo não soube muito bem como agir depois de ter o intuito alcançado.

“Parece que não é nada, mas ir no dia da eleição na urna e votar é muito importante para os próximos quatro anos. Essa eleição é uma oportunidade do Brasil passar a limpo tudo o que vem acontecendo. As pessoas poderão fazer parte desse processo”, pontua Zé Gustavo.

Deixe seu comentário: