Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A palestra Aprendendo a Aprender assistida por quase 200 alunos do ensino médio de duas escolas de São Carlos, foi do tipo que não deixou o aluno entediado ou daquele jeito que não vê a hora que acabe. Longe disso! O palestrante Arthur Teixeira de Carvalho interagiu com os alunos durante uma hora e vinte minutos e ganhou a plateia logo no início de sua apresentação. Para isso usou uma de suas táticas que deixou todos surpresos.
Arthur, que é aluno do quarto ano de medicina da USP Ribeirão Preto e coordenador do Instituto da Memória, sentou-se diante do público de olhos fechados. Atrás dele no telão tinha uma sequência numérica com 100 dígitos. Em voz alta e rapidamente foi lendo um por um sem errar. A reação dos alunos foi impressionante. Foi aplaudido de pé por todos que lotaram o anfiteatro da escola estadual Dr. Álvaro Guião.
Durante sua apresentação tanto no Álvaro Guião como na escola Juliano Neto, o palestrante abordou três tópicos que julga serem os mais importantes para quem está com o vestibular pela frente esse ano. O primeiro é focar no aluno e desenvolver com eles algumas técnicas de estudo cognitivas para que possam aplicar durante a prova; o segundo é controlar a emoção, o nervosismo e a terceira talvez a principal delas é a motivação; fazer com que o aluno goste de estudar, busque seu sonho com todas as suas forças. O palestrante discorreu sobre esses três temas de uma forma muito participativa com os alunos e com isso conquistou o carisma pela maneira diferente de
explicar e ganhou a atenção de todos. Um dos momentos mais emocionantes da apresentação de Arthur Carvalho foi quando ele colocou no telão uma cena do filme Em busca da Felicidade onde há um diálogo entre pai e filho que exemplificou o quanto não se pode abrir mão do seu sonho ou do seu talento.
“ Fiquei impressionado com a estrutura da escola e com a beleza de seu anfiteatro e da escola como um todo; porém o mais importante para mim foi o feedback dos alunos e o carinho que todos demonstraram. Só tenho que agradecer a direção das escolas pela oportunidade de conviver e passar um pouco das minhas experiências pessoais para eles”; comentou Arthur.
Já está sendo discutida uma data para que o palestrante consiga dar a palestra Aprendendo a Aprender para os alunos do terceiro ano noturno da escola Álvaro Guião, além de outras possibilidades de novas escolas.
Na escola Juliano Neto a palestra foi com uma turma melhor, mas as abordagens, a interatividade, foram às mesmas. Lá foi muito agradável saber que no final da palestra dois alunos Daniel que sonha em fazer Artes Cênicas e Luciene que pensa em prestar o curso de engenharia Aeronáutica conversaram com o palestrante dizendo que estavam prestes a desistir dos cursos pela falta de incentivo de muita gente, mas que a palestra veio na hora certa para que ambos voltassem a acreditar que nada é impossível quando a gente se propõe a conquistar o sonho que cada um tem para si e não ligar para que os outros possam dizer ou com os “nãos” que certamente surgirão.
Vale ressaltar que todos os alunos que assistiram à palestra deixaram seus contatos para que o palestrante vá enviando novos vídeos, novos métodos durante o ano para dar a eles um acompanhamento até na hora H do vestibular.
Mais informações
contato@arthurcarvalho.org
celular (11) 99647-4510
facebook instituto da memória