Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Esta é uma excelente notícia que vem da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nova Europa. Em suma, a grande notícia é que Nova Europa transformará os resíduos sólidos (lixo) em energia elétrica e que gerará emprego para catadores de recicláveis.
Mas como isso será possível? Pois bem, definitivamente, o município entrou na rota tecnológica e sustentável.
Maria Isabel Caires, Secretária Municipal do Meio Ambiente, explica a iniciativa: “O município de Nova Europa, através da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Rural, Transportes e Obras, com fundamento no Decreto nº 8.428/2015 e nas Leis Federais nº 8.987/1995, nº 9.074/1995 e nº 11.079/2004, torna pública a abertura do CHAMAMENTO PÚBLICO para apresentação de manifestações de interessados em desenvolver, por sua conta e risco, levantamentos de informações e estudos técnicos, econômicos e jurídicos conclusivos para implantação de serviços de tratamento e manejo de resíduos domiciliares, e geração de energia a partir da Industrialização dos Resíduos Sólidos Urbanos não Reciclados e Atividades Correlatas”, explica detalhadamente Maria Isabel.
“Isso, seria a solução completa para o aterro sanitário do município, regendo-se o procedimento conforme previsto na Lei Federal 12.305/2010 Art. 17 e considerando: a) a necessidade de fortalecimento da Política Municipal de Saneamento Básico; b) a necessidade do atendimento ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos (LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n o 9.605, de 12 de fevereiro de 1998); c) a necessidade de uma solução definitiva, ambientalmente correta, tecnicamente segura e economicamente viável, para o manejo e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e rejeitos gerados no município de Nova Europa; d) a necessidade de investimentos para a implantação e para a execução dos serviços de tratamento e manejo de resíduos sólidos e destinação final dos rejeitos; e) a necessidade de inclusão social de catadores, através de soluções que contemplem a sua efetiva participação”, termina sua explicação, Maria Isabel.
Mais do que uma ótima notícia, trata-se de desenvolvimento sustentável e geração de trabalho. Outras informações podem ser conseguidas através do telefone (16) 3387 9411, com Maria Isabel Caires.
Na próxima semana, Maria Isabel Caires será entrevistada para apresentar maiores detalhes. O vídeo será postado em nossa página aqui no facebook. (Imagem ilustrativa)