Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

MORADORES DE IBATÉ FAZEM PETIÇÃO WEB CONTRA ABERTURA DE RUA EM CALÇADÃO

Compartilhe:
moradores_de_790x505_04052018114030

Via foi fechada há mais de 30 anos para dar segurança aos alunos de escola, segundo moradora. Prefeitura diz que mudança é feita para melhorar trânsito e também atende pedido de comerciantes.

 

4/5/2018 11:37

ACidadeON/São Carlos

 

*Com informações de Fabiana Assis, do G1 São Carlos  

Moradores de Ibaté resolveram fazer uma petição online contra a abertura de uma rua no calçadão da Praça Central. As obras começaram em abril e a prefeitura diz que é uma solicitação do comércio local e também uma necessidade para melhorar o trânsito.

Obras sem discussão 
Segundo o auxiliar de contabilidade Pedro Henrique Gaudêncio, que iniciou o abaixo-assinado virtual na quarta-feira (3), a prefeitura não informou os motivos da obras e não abriu discussão pública. Mais de 500 pessoas já assinaram a petição.

“O calçadão faz parte da história de nossa cidade. Lá são realizados eventos como as festividades e decorações natalinas, que inclusive recebem milhares de pessoas todos os anos, além de eventos religiosos, apresentações culturais, entre outros eventos”, afirmou Gaudêncio.

Segurança para alunos 
A cuidadora de idosos Magda Regina Trinta, que morou durante toda a infância ao lado da praça, contou que a rua foi fechada para dar segurança aos alunos da Escola Estadual Edésio Castanho que tem o portão principal de frente para o calçadão.

“Nos anos 1980, houve vários atropelamentos de crianças que saiam da aula na frente da escola. Até que uma foi atropelada e faleceu. O calçadão deu segurança aos alunos e tranquilidade aos pais. Lamentável a destruição daquele calçadão”, afirmou.

Trânsito e comércio 
A Prefeitura de Ibaté disse, por meio da assessoria de imprensa, que as obras irão melhorar o trânsito da região e que não afetam qualquer ponto ou prédio histórico.

“São medida para melhorar o trânsito, além de beneficiar os alunos da escola com o acesso dos ônibus escolares no portão de saída. Não se trata apenas da abertura de uma rua. O estudo técnico realizado contempla mudança de mão de direção e instalação de 8 semáforos inteligentes”, afirmou a prefeitura.

A prefeitura disse ainda que está atendendo a um pedido do comércio local. “Essa mudança de trânsito é uma reivindicação dos comerciantes, pois temos em Ibaté duas ruas consideradas mortas (sem tráfego) e o comércio não desenvolve nessa região da cidade”, afirmou a nota.

A administração municipal disse desconhecer o abaixo-assinado. “Óbvio que se o mesmo for entregue à administração municipal, será analisado tecnicamente, assim como é feito com qualquer documento protocolado, pois é um dever da Prefeitura Municipal”, afirmou a nota.

Deixe seu comentário: