Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Lineu homenageia setor de Enfermagem e também destaca a Luta Antimanicomial

Compartilhe:
IMG_3348

O vereador Lineu Navarro na sessão da Câmara desta terça-feira (22) tratou do Dia Internacional da Enfermagem e da Luta Antimanicomial.

O Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, foi instituído pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974 para homenagear o dia do nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe da enfermagem moderna”. Também no dia 20 de maio é comemorado o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, como homenagem a Anna Nery, primeira enfermeira voluntária do Brasil.

“Faço questão de homenagear os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem pelo papel fundamental que possuem dentro dos sistemas de saúde, seja no SUS, no privado ou no filantrópico. No enfrentamento à pandemia do COVID-19 estavam à frente no processo de acolhimento e tratamento das pessoas, comprometendo as suas próprias vidas. Pelo trabalho extenuante que exercem, defendemos a jornada de 30 horas de trabalho semanal, sem redução de salários, para os trabalhadores da Enfermagem”, destacou Lineu.

O vereador também aprovou moção pela passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, data de reflexão e renovação da luta pela desinstitucionalização da assistência em Saúde Mental e a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental.

Esta data marca o início do Movimento Antimanicomial no Brasil, que busca um tratamento humanizado e inclusivo e de combate ao estigma social. Em vez do isolamento em manicômios, como acontecia há 40, 50 anos atrás, a liberdade é o pressuposto do tratamento e recuperação dos usuários da Saúde Mental. “A Saúde Mental precisa ser fortalecida dentro do SUS, com mais recursos, programas e profissionais”.

“Nossa luta é para que voltemos a ter uma Rede de Atenção Psicossocial no município, com a Política de Saúde Mental exercida a partir das Unidades Básicas de Saúde e das Unidades de Saúde da Família, espalhada pelos territórios, articulada com os CAPS, com a Atenção Especializada e com a Residência Terapêutica. E o CAPS Álcool e Drogas, localizado na entrada do bairro Romeu Santini, tem que funcionar por 24 horas”, destacou o vereador Lineu.

Deixe seu comentário: