Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Clóvis Moura é homenageado em São Carlos

Compartilhe:
707da7e2-4804-445c-a25b-8ed362f75eac

Dois importantes eventos marcam a história do escritor e pesquisador em São Carlos

No próximo dia 18 de novembro a Reenvolta – Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área Socioambiental, a UNIARTE – Unidos Pela Arte que é a Associação dos Artesãos e Artistas de São Carlos, a Prefeitura Municipal e o Comesol – Conselho de Economia Solidária de São Carlos vão inaugurar uma exposição e realizar uma roda de conversa cujo tema central são os livros de Clóvis Moura, jornalista, historiador, sociólogo e pesquisador da história e cultura negra no Brasil.

Seu trabalho foi pioneiro na desmistificação da ideia de negros e negras submissos a condição de escravos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Sociologia o homenageado “foi dos mais importantes e profícuos sociólogos brasileiros. Seu mais conhecido e pioneiro livro, Rebeliões da Senzala, foi publicado pela Editora Zumbi, em São Paulo, em 1959. A sua produção intelectual iniciada nos anos 1940 atravessou diferentes períodos da história nacional e teve como eixo o estudo da práxis negra a partir do materialismo histórico e dialético.”, são algumas das informações que constam no site da entidade.
Nascido em Amarante, no Piauí, Clóvis Steiger de Assis Moura morou em Natal/RN e São Paulo/SP além de outras cidades nos anos 60 e no início dos anos 70 mudou-se para São Carlos onde trabalhou como jornalista no periódico A Folha.
É desse período em São Carlos que trata a Exposição Clóvis Moura que será aberta no dia 18, às 16h30, no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos. Jornais, livros, fotos e um rico material estará à disposição do visitante que quiser conhecer melhor a história desse importante intelectual negro que esteve em nossa cidade.
Logo depois, às 19h, no Clube Flor de Maio, acontecerá a Roda de conversa: “Clóvis Moura: um intelectual negro inconformado” e estratégias socioeconômicas da resistência negra no Brasil, com a presença de Cleber Santos Vieira – UNIFESP; Joelson Gonçalves de Carvalho – UFSCar e Ana Cristina Juvenal da Cruz – UFSCar.

 

Serviço:
18 de novembro
16h30 – Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos – Rua Dona Alexandrina, R. Treze de maio, 844
19h – Clube Flor de Maio – R. Padre Teixeira, 1733.

 

Deixe seu comentário: