Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Paiutto (com a bandeira do Brasil) no campeonato mundial Master de Atletismo M45-atletas de 45 anos- em Málaga, na Espanha. (Foto: acervo pessoal)
Redação Folha SCR
05/10/2018
Paulo Cesar Paiutto, de 45 anos, é um atleta metalúrgico que ganhou destaque em competições internacionais representando o Brasil e a Volkswagen. No mês de setembro, Paiutto ficou em terceiro no campeonato mundial Master de Atletismo M45-atletas de 45 anos- em Málaga, na Espanha.
O atleta de 1,87 m e 75 kg treina desde os oito anos e ao todo coleciona em torno de 300 medalhas.
Paiutto ainda representa a Volkswagen nos Jogos Industriário do SESI (JOIS) e São Carlos nos Jogos Regionais.
“A palavra chave é fazer aquilo que se propõem com amor”, disse.
Paiuto é bacharel em Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício pela UFSCar
A reportagem do jornal Folha São Carlos e Região fez uma entrevista com o atleta. Confira abaixo.
Jornal-Como foi o campeonato que participou na Espanha?
Paiutto- Em setembro eu participei do campeonato mundial Master de atletismo categoria M45, atletas de 45 anos. Campeonato aconteceu em Málaga, Espanha.
Foram corridas eliminatórias, semifinal e final. No evento teve três corridas de 800m. O primeiro colocado foi africano, o segundo um norte americano e eu fiquei em terceiro.
Jornal-Conta sua trajetória dentro da empresa. Cargos que já ocupou e em que setor trabalha hoje?
Paiutto -Entrei na empresa no dia 18 de abril de 1998 como operador de máquina. Fui promovido à eletricista II e agora sou eletricista III, no setor de usinagem de bloco e cabeçote EA 211.
Jornal- Desde quando treina e participa de campeonatos?
Paiutto -Desde os 8 anos de idade, portanto 37 anos.
Jornal- Que tipo de patrocínio a empresa te dá?
Paiutto -Eu apresento um projeto e consigo passagens. No mundial a Volkswagen também paga despesa de viajem dentro de um certo valor.
Jornal- Como conciliar emprego e o atletismo?
Paiutto – Esse é um trabalho que venho desenvolvendo há muitos anos. Hoje sou um especialista em treinar pessoas que trabalham e tem pouco tempo para treinar, pois sempre trabalhei, estudei e treinei e, mesmo assim, tenho alcançado várias vitórias no esporte e na vida.
A palavra chave é fazer aquilo que se propõem com amor. É importante ressaltar que consigo porque a Andrea (esposa) organiza tudo na minha vida e assim posso ter tranquilidade nos treinos.
Jornal- Qual é sua rotina?
Paiutto – Trabalho das 6h às 15h de segunda a sexta-feira e treino das 15h às 17h no Sesi.
Jornal- Quantas vezes por ano você participa de campeonato?
Paiutto – Participo de todas as etapas dos JOIS (local, regional, estadual, brasileiro e mundial)Participo de competições Master no Brasil e mundial.
Recentemente representei São Carlos nos jogos regionais na prova de 800m e fiquei em 3º lugar competindo com atletas mais jovens.
jornal-Quantos troféus você têm?
Paiutto – Tenho muitos troféus e algo em torno de 300 medalhas.
Jornal- Qual título e campeonato que você tem um carinho particular?
Paiutto – O Campeonato Mundial do Trabalhador de 2002 realizado na cidade de Cervia, Itália. Esse foi minha estréia em competições internacional e neste evento representei a Volkswagen e o Brasil com ouro nos 800m, prata no revezamento 4×40 e bronze nos 400m.
Jornal- Você já atingiu seu sonho?
Paiutto – Já atingi muitos sonhos, porém eu não paro de sonhar. Tive muitos momentos mágicos.
Jornal- Quais são as novidades para o futuro?
Paiutto -Participar de mais eventos mundiais talvez o indoor que será em Torun?, uma cidade da Polónia, no norte do país em 2019. E através do esporte motivar e influência jovens e adultos a prática esportiva.