Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O vereador Lineu Navarro (PT) visitou, nesta quinta-feira (14), a EMEB Alcyr Afonso Leopoldino, escola municipal localizada na entrada do bairro Jardim Araucária, a pedido de pais de alunos.
Nessa escola, que atende cerca de 470 crianças (do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental), a reclamação frequente é com relação à Alimentação Escolar, problema que vem se agravando em diversas unidades escolares do município.
Lineu comprovou que é impossível cumprir o cardápio determinado pela nutricionista da rede, pois diversos alimentos necessários para a elaboração das refeições estão sempre em falta. Macarrão, molho de tomate, fermento para a confecção de tortas e bolos e, principalmente, a carne vermelha, são itens que não estão sendo entregues. “Pelo que pude conferir na cozinha da EMEB Alcyr Leopoldino é enorme a quantidade de frango e nenhuma carne vermelha. As merendeiras relatam que as crianças estão reclamando e não vêm comendo como deveria, porque estão enjoadas”.
Outro problema é a falta do achocolatado. Desde o início deste ano, este produto não chega na EMEB Alcyr Leopoldino. Numa “boa ação”, as merendeiras e professoras estão providenciando a compra, porque, sem ele, as crianças recusam o leite. “A entrega de frutas também é deficitária e, quando chegam, muitas não estão consumíveis. As crianças reclamaram das laranjas que mais pareciam limões. Tem muita farinha, mas não tem fermento para fazer bolo ou tortas. Uma completa falta de planejamento”, relata Lineu.
Além disso, a quantidade de sacos de arroz e feijão é muito além do que é consumido pela escola, o que evidencia desorganização e ocasiona o desperdício. “Já encaminhei ofício à Secretaria de Educação cobrando soluções. E protocolei a solicitação de realização de Audiência Pública na Câmara, onde todos os problemas, que são recorrentes, como a falta de merendeiras, o absurdo de só ter uma nutricionista para acompanhar toda a Alimentação Escolar, a falta de alimentos na quantidade e na diversidade necessárias, problemas estruturais nas cozinhas, refeitórios e dispensas serão elencados. E aí cobraremos da administração propostas concretas de como resolvê-los. A Alimentação Escolar é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças”, destacou o vereador.