Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Vereadores questionam falta de anestésicos para cirurgias em São Carlos

Compartilhe:
camara_sao_790x505_06052019110047

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa, o Governo Federal não está repassando os medicamentos para os hospitais.

Luã Viegas | ACidadeON/São Carlos 

Alguns vereadores de São Carlos questionaram a falta de anestésicos e a demora no retorno das cirurgias eletivas na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa, o Governo Federal não está repassando os medicamentos para os hospitais.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Elton Carvalho (Republicanos) propôs a realização de uma audiência pública para discutir o assunto. “Fiz o requerimento pedindo essa audiência pública, porque é uma vergonha. A Prefeitura Municipal de São Carlos, junto com a Santa Casa, está desde fevereiro com as cirurgias eletivas paradas por causa do covid. Sim, existe o covid, mas as pessoas também morrem por um agravamento de cirurgia eletiva”, disse.

O vereador Rodson do Carmo (PSDB) classificou a situação como vergonhosa para a cidade. “É uma vergonha para a nossa cidade ter que fazer audiência pública para discutir a falta de anestésico para operar as pessoas que tanto necessitam. Tem pessoas morrendo de câncer, diabetes, de hérnia, por que? Porque simplesmente não tem anestesia”, disse.

De acordo com Roselei Françoso (MDB), a população também vem procurando os vereadores para reclamar que as cirurgias eletivas não estão sendo realizadas. “Nós estamos recebendo dia a dia pacientes clamando por apoio a uma cirurgia simples. ”

“Não é só de covid que vive a cidade, a cidade vive de outras doenças também. É inadmissível a cidade não fazer nada para amenizar a dor de um paciente de câncer. A cidade precisa ficar atenta a essa situação, buscar os caminhos necessários para cirurgia, anestesia e os procedimentos que se fazem necessários nesse momento para amenizar a dor dessas pessoas. As pessoas estão morrendo em casa por falta de atenção da saúde pública”, complementou Françoso.

Por fim, o vereador Elton Carvalho pediu que a prefeitura busque soluções o mais rápido possível. “Eu só peço a prefeitura que traga soluções já para essa audiência, medidas que vão aliviar o sofrimento dessas pessoas”, concluiu.

Outro lado  

Procurada pela reportagem do ACidade ON, a Santa Casa enviou a seguinte resposta sobre a falta de anestésicos e a paralisação das cirurgias eletivas:

“A Santa Casa informa que a situação continua crítica. Mas o hospital conseguiu, junto a um fornecedor, a entrega de um pequeno lote desses medicamentos fundamentais para intubação, sedação e para alguns tipos de cirurgia de urgência e emergência. Com isso, nas próximas duas semanas, a expectativa é de que o hospital realize de 10% a 15% dos procedimentos eletivos que aguardam na fila de espera. Para isso, a diretoria técnica e a equipe médica e de enfermagem vão analisar nos próximos dias a taxa de ocupação dos leitos de UTI, a demanda de anestésicos para as cirurgias de urgência e emergência e para os pacientes COVID, para conseguir direcionar os medicamentos necessários para a realização dos outros procedimentos. A Santa Casa vem tomando todas as providências cabíveis para resolver o problema. No dia 25 de junho, a Instituição notificou todos os órgãos competentes e ainda aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde”.

A Secretaria de Saúde de São Carlos informou que também já entrou em contato com o Ministério da Saúde e notificou o Departamento Regional de Saúde (DRS) sobre o problema.

O Ministério da Saúde também foi procurado, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.

 

Link da matéria original: https://www.acidadeon.com/saocarlos/politica/NOT,0,0,1539126,vereadores+questionam+falta+de+anestesicos+para+cirurgias+em+sao+carlos.aspx

Câmara Municipal – Foto: Amanda Rocha/ ACidade ON

camara_sao_790x505_06052019110047

Deixe seu comentário: