Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na manhã desta quarta-feira (20), a vereadora Cidinha do Oncológico (PP) esteve presente na EMEB Arthur Natalino Deriggi, no bairro Cidade Aracy, para acompanhar de perto o trabalho do Projeto Ver para Aprender, iniciativa que ela apoia e ajudou a trazer para São Carlos, em parceria com a assessora parlamentar do deputado estadual Capitão Telhada (PP), Patrícia Lafuria.
Em abril, Cidinha esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em reunião com o gabinete do deputado Capitão Telhada, onde apresentou solicitações formais e conheceu o projeto, abraçando a ideia para implementá-la no município. Desde então, a iniciativa foi levada ao Fundo Social de Solidariedade, que trabalha em parceria com o Centro de Referência em Saúde e Ensino de Pesquisa Integrada de Araraquara (CRESEP) e com apoio das secretarias municipais de Saúde e Educação.
Idealizado pelo CRESEP, o programa já percorre diversos municípios paulistas com o objetivo de oferecer atendimento oftalmológico gratuito e de excelência às crianças da rede pública de ensino. O foco é identificar precocemente problemas de visão, garantindo exames especializados e a doação de óculos aos estudantes que necessitam de correção visual. Atualmente, a rede municipal de São Carlos atende 7.782 alunos nessa faixa etária.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, comentou sobre os trabalhos: “Nós temos uma parceria com a clínica CRESEP, de Araraquara, idealizada pelo doutor José Augusto Cardilo, em conjunto com o gabinete de um deputado estadual. Essa parceria é fundamental porque viabiliza a compra dos óculos por meio de emendas parlamentares. O projeto começa com avaliação da acuidade visual feita por voluntários, como alunos do Senac, universidades e pessoas da sociedade civil. Nessa etapa, atendemos crianças de três a oito anos, faixa etária em que é possível detectar precocemente outros problemas oftalmológicos. Depois, as crianças passam por triagem com aparelho de inteligência artificial e, em seguida, são atendidas pelo médico oftalmologista no consultório móvel. Ao final, recebem gratuitamente os óculos de que necessitam”.
Os trabalhos desta semana contam com 25 voluntários capacitados, incluindo estudantes e pessoas da sociedade civil que desejam participar do primeiro processo de acuidade visual. Interessados em atuar como voluntários podem se inscrever pelo telefone (16) 3372-0865.
A vereadora Cidinha do Oncológico agradeceu à Patrícia Lafuria, ao deputado Capitão Telhada, à primeira-dama Herica Donato e a todos os voluntários por abraçarem o projeto: “Esse trabalho é fundamental para garantir que nossas crianças tenham igualdade de condições para aprender. Muitas vezes, a falta de um simples óculos prejudica o desempenho escolar e agora estamos mudando essa realidade”.