Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O vereador Djalma Nery (PSOL) e a ativista Marli Moreti se reuniram com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, para discutir a realização da primeira Semana Municipal da Maternidade Atípica, que acontecerá em maio deste ano.
A proposta está amparada pela Lei Municipal nº 23.189/2025, de autoria de Djalma, que inclui a semana no calendário oficial de eventos do município. A iniciativa tem como objetivo central reconhecer, valorizar e dar visibilidade às mães que vivenciam a maternidade de forma atípica — mães de crianças, jovens e adultos com deficiência ou outras condições que exigem cuidados intensivos e permanentes.
“A criação dessa lei é um ato de justiça para as mães atípicas, que muitas vezes se tornam a voz de seus filhos com deficiência”, afirmou o vereador. “Elas enfrentam uma sobrecarga invisível, sem o devido reconhecimento da sociedade e do poder público. Precisamos mudar isso com políticas concretas.”
A Semana da Maternidade Atípica nasce com um conjunto robusto de objetivos: Promover o reconhecimento social da maternidade atípica; Sensibilizar a população para os desafios específicos enfrentados por essas mães; Estimular políticas públicas voltadas ao suporte e assistência às famílias, com ênfase em saúde mental; Fomentar discussões sobre inclusão, acessibilidade e direitos das mães e seus dependentes; Construir políticas de emprego, capacitação profissional e transferência de renda, especialmente para mães que precisaram deixar o mercado de trabalho para cuidar de seus filhos.
Para Djalma, a semana será um marco para São Carlos: “Vamos ampliar os espaços de escuta, mobilização e formulação de políticas públicas voltadas à maternidade atípica. Essa é uma causa que exige sensibilidade, mas também ação concreta. Estamos fazendo nossa parte.”
Com essa iniciativa, Djalma Nery reafirma seu compromisso com a promoção da justiça social, da equidade e da inclusão — pilares centrais de seu mandato e da atuação política que tem construído em São Carlos.