Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Compartilhe:
thumbnail_Roselei Françoso (1) (1)

A Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião de integração do projeto político pedagógico das unidades escolares na manhã desta sexta-feira (30/06). O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e teve como público os diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) e das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) que aderiram ao projeto.

 

Desde 2022, a Secretaria Municipal de Educação tem apoiado a iniciativa que é coordenada voluntariamente pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e que visa entender o modelo de escola que cada comunidade escolar deseja de acordo com suas particularidades.

 

Com o projeto, os diretores das escolas consultam a comunidade escolar – alunos, pais, responsáveis, professores, trabalhadores da educação em geral, etc. – a respeito de que tipo de escola desejam e, a partir das respostas, as demandas são passadas para a Secretaria Municipal de Educação, envolvendo um projeto de construção permanente e de participação popular na gestão da educação municipal.

 

Segundo o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, a metodologia aplicada pode ser utilizada em processos diversos. “Começamos com o convite de uma escola, estendeu-se para uma região e depois houve um convite geral que aceitei prontamente, pois a construção do projeto político pedagógico é de excelente qualidade para a população e convida a comunidade escolar para pensar em qual escola quer ter. Com o conhecimento desta metodologia, ao ser aprendida pelas escolas, poderão ser desenvolvidos outros projetos que envolvem a comunidade escolar”, comenta o professor.

 

O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, salienta a importância da comunidade escolar para a promoção de políticas públicas e para a obtenção de resultados ainda melhores na educação pelo município. “A Secretaria Municipal de Educação é partícipe e apoia este projeto que está sendo construído com toda a autonomia e liberdade pelos gestores em um processo participativo, colaborativo e que a família educacional é a autora. É um projeto da comunidade escolar para a secretaria, de maneira respeitosa e democrática, com a secretaria acolhendo os projetos para melhorar de forma permanente as escolas públicas”, disse Roselei, lembrando que cerca de 70% das escolas aderiram a esta metodologia, enquanto as demais optaram espontaneamente por metodologias de outros pesquisadores.

 

Também participaram da reunião os diretores da Secretaria Municipal de Educação e o vereador Azuaite Martins de França.

 

(30/06/2023)

 

Deixe seu comentário: