Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

SÃO CARLOS RECEBE REUNIÃO ESTADUAL SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Compartilhe:
WhatsApp_Image_2022-12-14_at_11.23.23

São Carlos recebeu, nesta terça (13) e quarta-feira (14), a Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS), órgão vinculado ao governo do Estado. O evento, que aconteceu no Hotel Nacional Inn, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, representada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), e teve a participação de representantes de 46 municípios.

 

A programação foi dividida em três painéis e englobou “Controle Social e Papel dos Conselheiros”, “Fiscalização e capacitação sobre Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa” e “Inscrição de Entidades, Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”, com palestras de representantes do CONSEAS e especialistas em serviço social, ciências sociais e sociologia, entre outras áreas. Também houve a apresentação cultural do projeto “Eu Canto Minha África” – parceria desenvolvida entre a Prefeitura Municipal de São Carlos em conjunto com o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” – e dos idosos assistidos no Centro Comunitário do Jardim Zavaglia.

 

Para a secretária municipal de cidadania e assistência social, Vanessa Soriano, sediar um evento desta magnitude agrega não somente ao desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas são-carlenses em cidadania, bem como aos municípios da região que podem realizar uma interlocução dinâmica com o governo do Estado. “Enquanto município, nós seguimos normativas propostas pelo Estado e trazer estes representantes para dialogar com os Conselhos Municipais é muito importante. O Conselho Estadual [de Assistência Social] ajuda a construir, inscrever e realizar projetos com entidades, então nos sentimos muito honrados em sediar um evento como este, em que recebemos, em nosso município, mais de 300 pessoas engajadas na causa”, ressalta a secretária.

 

Já o presidente do CONSEAS, Edson Pelagalo, destacou o papel do Conselho na articulação com os municípios e o trabalho desenvolvido em São Carlos, um dos motivos pelo qual a cidade recebeu a segunda e última reunião descentralizada do ano. “Estas reuniões normalmente acontecem em São Paulo, mas a gente procura estar sempre muito próximo dos municípios e então realizamos o que chamamos de reuniões descentralizadas, em que o Conselho Estadual vai até os Conselhos Municipais. Com muita alegria, viemos agora para São Carlos, onde consideramos todo o trabalho da gestão municipal na estruturação e resposta do atendimento à população e do Conselho Municipal de Assistência Social, além de ser uma região estratégica e que favorece a participação dos municípios das nossas Diretorias Regionais de Franca, Barretos, Ribeirão Preto e Araraquara”, comenta Pelagalo.

 

Além da secretária municipal de cidadania e assistência social, Vanessa Soriano, que representou o prefeito Airton Garcia na ocasião, estiveram presentes os secretários municipais de educação, Wanda Hoffmann, da infância e juventude, Ana Paula Vaz, de trabalho, emprego e renda, Dani Favoretto, e de esporte, cultura e turismo, Thiago de Jesus. Também compareceram o vice-prefeito Edson Ferraz, o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, os vereadores André Rebello e Cidinha do Oncológico.

 

(14/12/2022)

Deixe seu comentário: