Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

São Carlos na agenda nacional comemorativa do Centenário da Semana de 22

Compartilhe:
thumbnail_chef Mara Salles na Semana dos 100 dias em São Carlos

Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, IMA e Projeto Contribuinte da Cultura propõem um programa de atividades artísticas e formativas denominado “A Semana de 100 Anos”, constituído por 22 eventos de junho a dezembro deste ano

A programação em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, realizada pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) e pelo Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, inclui eventos presenciais e digitais e teve início no dia 23 de junho, através da parceria Sesc São Carlos,  com  o lançamento  do livro “Mário de Andrade, epicentro” e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e com o pesquisador e professor da UFSCar,  Pedro Varoni.

A partir dessa data, os novos eventos da programação “A Semana de 100 Anos” serão divulgados por meio das mídias do IMA e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila (https://agendatarsila.com.br/programacao).

A programação inclui: exposições, exibições audiovisuais, apresentações artísticas e encontros formativos em diversos locais da cidade, como teatros, espaços públicos, escolas públicas, entre outros, e é direcionada a públicos de perfis variados. Inclui atividades que contemplam todas as idades e parte da programação é construída com a participação de alunos de escolas públicas. Todas as atividades são livres e gratuitas.

Chef Mara Salles vem a São Carlos para participar do evento Modernismo,  Culinária e Identidade Nacional

O programa “A Semana de 100 Anos” realizará no próximo dia 12 de julho, às 19h, no Restaurante Nanmi, o evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional, constituído por três atividades.

A primeira delas será a Roda de Conversa “Os Sabores e Saberes da Floresta”, com a presença  da Chef Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chef e proprietária do Restaurante Tordesilhas, em São Paulo e membro do grupo internacional Cumari: From Rainforest to Table; de Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, professora do Senac São Carlos e consultora em gastronomia em diversos restaurantes  e empresas do Brasil e com a presença de Ricardo Lobo, formado em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, chef e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos.

Dentre os convidados presenciais, o evento conta com a participação de representantes do Centro de Cultura indígena da UFSCar (CCI) e da Pró Reitoria de Extensão (ProEx), representados pela Coordenadora de Cultura da ProEx UFSCar, a Dr.ª Carla Regina Silva, coordenadora da Coordenadoria de Cultura do – Programa de Cultura e Extensão da UFSCar e pelo Centro de Cultura Indígena (CCI) da UFSCar.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é, atualmente, uma das Universidades brasileiras com alunos da maior diversidade de povos indígenas. Desde o ano de 2008, com a realização de seu primeiro Vestibular Indígena, estudantes indígenas de mais de 45 povos diferentes estão ou estiveram vivendo na cidade de São Carlos para estudar. O Campus São Carlos conta com mais de 200 estudantes indígenas matriculados e, em muitos casos, outros membros da família também os acompanham.  A UFSCar desenvolve alguns projetos e organizações específicas, como o Programa de Educação Tutorial PET ‘Saberes Indígenas’ e o PET ‘Saúde Indígena’, o Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que nasceu na UFSCar em 2013, a Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar que ocorre anualmente e os Centros de Cultura Indígenas (CCI) que possuem organizações nos campi de São Carlos, Sorocaba e Araras.

As outras duas atividades do evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional ocorrerão no dia 16 de agosto, às 19h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) em São Carlos, com uma nova Roda de Conversa denominada “Na mesa com os Andrades”, encontro que contará com a presença do escritor, cineasta e artista gráfico Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú; e de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade. No mesmo dia e local acontece o lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. de Andrade.

O evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional tem curadoria geral de Ruy Sardinha Lopes, professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Restaurante Nanmi e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos e faz parte de um ciclo de atividades que propõe mostrar a importância da culinária como ingrediente fundamental da cultura, segundo o pensamento modernista, expressado através de diferentes ângulos por Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Fátima Camargo, presidente do IMA, explica que “A Semana de 100 Anos” menciona temas diretamente relacionados a aquele momento da realização da Semana de 22, no Teatro Municipal de São Paulo e outros relativos a transformações inspiradas no Movimento Modernista, no que diz respeito à apreciação estética, ao comportamento e à visão de mundo. “Fazem parte do conteúdo dessa programação, temas e nomes, em certos casos, separados por grandes distâncias de tempo e de espaço, alguns mais brilhantes e outros menos conhecidos, mas igualmente potentes e afinados com a estética e com o pensamento modernista, tão aclamados e tão vaiados na Semana de 22”.

Com atividades livres e gratuitas, a programação dos eventos de “A Semana de 100 anos” foi pensada para públicos de diferentes perfis, idades e conta com uma Curadoria Coletiva.  “A curadoria coletiva é composta por especialistas de diferentes áreas, que atuam como consultores, curadores, como parceiros, cada um trazendo seu conhecimento, suas opiniões e ideias para preparar a programação”, explica Fátima Camargo.

SERVIÇO

Roda de conversa: “A Semana de 100 Anos” apresenta “Os Sabores e Saberes da Floresta”

Local: Restaurante Nanmi (Rua São Sebastião, 1555, São Carlos)

Data: 12 de julho 2022, às 19h

Convidados(as): Mara Salles, Restaurante Tordesilhas, São Paulo;

Michele Bunemer, professora do SENAC, São Carlos, chefe e pesquisadora da culinária brasileira; Ricardo Lobo, chefe e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos e representantes do Centro Cultural Indígena da UFSCar e da Profª Dr.ª Carla Regina Silva, coordenadora do Programa de Cultura e Extensão da UFSCar e pelo Centro de Cultura Indígena (CCI) da UFSCar.

Curadoria geral: Ruy Sardinha Lopes, Prof. Dr. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)

Realização: Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos

Apoio: Restaurante Nanmi e Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão da USP Campus São Carlos

 

FOTO: Chef Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chefe e proprietária do Restaurante Tordesilhas em São Paulo, é uma das convidadas para roda de conversa “Os Sabores e Saberes da Floresta”, no restaurante Nanmi 

Deixe seu comentário: