Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nos dias 15 e 16 de abril, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com o professor e mestre em Hidráulica e Saneamento, Paulo Mancini, deu início ao Projeto “De Onde Vem a Nossa Água?”, uma iniciativa para ampliar o alcance do Programa de Educação Ambiental do SAAE.
O SAAE já conta com um programa pioneiro de Educação Ambiental, que promove visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho. Ao longo do ano, cerca de 2 mil crianças, em média, participam dessas visitas, para conhecer de perto o funcionamento das estações e a importância do saneamento básico.
O Projeto “De Onde Vem a Nossa Água?” surge como uma ação complementar ao programa de Educação Ambiental e traz novas atividades e estratégias que visam promover a conscientização ambiental entre crianças e adolescentes, mostrando de forma lúdica e prática a importância do uso consciente da água e da preservação do meio ambiente.
A primeira instituição a receber o projeto foi a Escola Passatempo, que contou com a participação ativa dos alunos do 5º ano. A ação foi dividida em duas etapas. Na primeira, equipes do SAAE foram até a escola e apresentaram, por meio de palestras, atividades interativas, ilustrações e maquetes, todas as etapas do ciclo da água e o funcionamento dos processos de tratamento.
Já na segunda etapa, os alunos visitaram a captação de água superficial do Córrego do Espraiado localizado próximo ao Parque Ecológico e o Poço Rui Barbosa, onde puderam ver na prática o funcionamento dos sistemas que garantem o abastecimento e o saneamento da cidade. Para encerrar a atividade, os estudantes participaram de um momento especial de plantio de mudas de árvores. O ato simboliza o compromisso de todos com a construção de um futuro mais sustentável.
Durante o primeiro dia do projeto, Paulo Mancini, um dos idealizadores da iniciativa, reforçou a relevância de ensinar às crianças a relação entre água, clima e vegetação, além de agradecer ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto pela parceria e participação no projeto.
Já o presidente do SAAE, Derike Contri, e o superintendente de Engenharia e Gestão Técnica, Dirceu Azzolini Filho, destacaram a importância de compartilhar o conhecimento e de incentivar, desde cedo, a conscientização ambiental entre os alunos. “A iniciativa reforça o papel do SAAE não apenas como prestador de serviços essenciais, mas também como agente ativo na formação de uma consciência ambiental cidadã desde a infância”, salientou o presidente Derike Contri.