Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi aprovado na tarde desta terça-feira (9) na 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de São Carlos, o projeto de lei de autoria da vereadora Cidinha do Oncológico (SD) – foto – que visa reconhecer pessoas com doenças renais crônicas, em tratamentos dialíticos e transplantados, como pessoas com os mesmos direitos para fins de atendimento prioritário nos serviços públicos e privados no município.
A parlamentar relatou que o projeto de lei foi formulado com base nas conversas que teve com pacientes com doenças renais crônicas e em tratamento dialítico, em especial Alexandre Amaral. Essas pessoas expuseram as dificuldades do dia a dia e a falta de conhecimento da sociedade em relação a essas enfermidades. Pontos como a mobilidade reduzida e as demais limitações que passam a se tornar rotina na vida desses pacientes foram os principais motivos para a apresentação do projeto.
A Doença Renal Crônica atinge cerca de 10% da população mundial e, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia, há em torno de 15 milhões de brasileiros acometidos e mais de 100 mil pessoas estão em tratamento dialítico.
ATENDIMENTO PRIORITÁRIO – A proposta da vereadora garante o acesso rápido e prioritário em consultas e exames em equipamentos e estruturas da rede pública de saúde. O projeto de lei prevê ainda o atendimento prioritário em repartições públicas, instituições financeiras, empresas concessionárias de serviços públicos, casas lotéricas, supermercados e congêneres de São Carlos.
Cidinha do Oncológico destacou a importância do projeto para minimizar o sofrimento físico e psicológico desses pacientes. “Continuarei lutando constantemente por uma saúde de qualidade e mais humana”, afirmou.