A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (8), ÀS 19h30, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Benemérito de São Carlos” ao Professor Doutor Dorival Marcos Milani, diretor geral do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), concedido “em reconhecimento à sua notável contribuição ao desenvolvimento do município”. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas) por meio do Decreto Legislativo No. 891, aprovado por unanimidade pelos vereadores.
“Este merecido reconhecimento vem enaltecer a dedicação de uma personalidade de expressiva atuação no meio acadêmico como professor, pesquisador e gestor reconhecido por sua competência e entusiasmo”, disse o vereador Julio Cesar.
Nascido em São Carlos em 24 de março de 1942, filho de Ettore Milani e Anna Lorandi Milani, o professor Dorival Marcos Milani é casado com Jaciara Maria Carvalho Milani, pai de três filhos – Maurício, Simone e Francine – e avô de quatro netos – Henrique, Luca, Luigi e Felipe. Possui gradução em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento também pela USP.
Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2005 é o Diretor Geral do UNICEP, onde exerceu a coordenação de cursos de Pós Graduação nas áreas de Informática, Segurança e Hotelaria. Editor Associado da Revista Multiciência, Coordenador de Comitê de Ética em Pesquisa, Coordenador do Comitê de Pesquisa Animal, seu currículo inclui atuação como dirigente e líder no Diretório de Grupo de Pesquisa no CNPq e de como consultor “Ad hoc” de instituições de fomento à pesquisa.
Milani tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Modelagem Computacional, atuando principalmente nos temas de: modelagem computacional, banco de dados, automação, desenvolvimento de sistemas, matemática computacional e tecnologia da informação. Também atuou nas áreas de Administração, engenharia, Gestão, Negócios, Gastronomia, Comunicação e Informação.
Nos anos 1960 trabalhou no Instituto de Educação Dr.Álvaro Guião e nas escolas estaduais Fulvio Morganti, em Ibaté, José Cruz em Itirapina e João Batista Leme em Rio Claro. Atuou ainda na Universidade São Francisco naa Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita como professor-pesquisador e, respectivamente, como vice chefe de departamento e coordenador de pós graduação latu sensu.
No Centro Universitário Central Paulista o professor Dorival Marcos Milani ingressou em 1995, convidado pelos professores Osvaldo Ienco e Antonio Carlos Vilela Braga, empreendedores da mantenedora da instituição, a Associação de Escolas Reunidas, fundada em 1972.
Milani afirmou que recebe o título de Cidadão Benemérito como “um ato de profunda demonstração de consideração e de afeto”. Observou que em sua vida profissional sempre teve os princípios da determinação, fé, entusiasmo e coragem. “Creio que a homenagem é um reconhecimento à maneira como pautei a minha vida”, ressaltou, referindo-se à atuação na UFSCar como professor e pesquisador, na USP onde fez toda a sua capacitação profissional como também na Unesp, e quando foi convidado pela UNICEP para realizar uma transformação no ensino da instituição em São Carlos e região.“Com meus princípios, sei que você planta arvore, ela vai florescer, como muitas florescem em muitos lugares no Brasil e no mundo”, constata.
Dorival Marcos Milani ingressou na UNICEP como consultor quando o então Centro de Ensino Superior de São Carlos (Cesusc) contava com apenas seis cursos. Contribuiu decisivamente com os projetos de expansão dos professores Braga e Ienco, que pretendiam transformar o centro em uma universidade. A partir de 1997, quando um decreto mudou o panorama, foi criado o Centro Universitário com os mesmos direitos e com responsabilidade de fazer um ensino de qualidade. A mantenedora então optou por refazer o projeto e transformou a faculdade em Centro Universitário. Hoje, graças ao trabalho intenso do professor Milani e dos dirigentes da mantenedora o UNICEP conta com 25 cursos. O plano de desenvolvimento institucional de 2017 a 2021 projeta maior crescimento e contempla a criação de novos cursos no período.
Foto:Professor-Doutor Dorival Marcos Milani: título de “Cidadão Benemérito” enaltece trabalho como docente, pesquisador e gestor universitário