Entre os investigados está um adolescente que mora na França apontado como um dos principais financiadores dos crimes online
Quinta-feira, 03/07/2025 08:10
Por Gabriela Risso

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (3), a segunda fase da Operação Nix, que investiga grupos responsáveis por ataques a moradores de rua e animais em situação de abandono, articulados por meio de plataformas digitais. A investigação teve início em novembro do ano passado, com a criação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) voltado especialmente para apurar crimes em ambientes virtuais.
A ação tem apoio da Polícia Civil dos estados do Rio Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Pernambuco e do Distrito Federal. No total, são cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e outros nove de internação de adolescentes.
Entre os investigados há ainda um menor que reside na França. Ele é apontado como um dos principais financiadores dos ataques, aproveitando-se da própria condição financeira para custear ações criminosas organizadas em grupos fechados na plataforma Discord.