Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Polícia Federal, com o apoio do INSS, deflagrou na manhã desta terça-feira (31) a operação APATE, que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de fraude na Previdência Social. O esquema do grupo usava empresa fantasma e mediante a pagamento beneficiava pessoas com o benefício da aposentadoria. O prejuízo gerou 5,57 milhões ao Erário Público.
A PF de Araraquara cumpriu nas cidades de Araraquara e São Carlos 4 mandados de prisão preventiva e 6 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de São Carlos.
Um advogado de São Carlos, a esposa e dois contadores usavam empresas fantasma e criavam contratos de trabalho, com documentos falsos e faziam solicitação de benefícios no INSS.
O delegado da PF Adriano Rodrigues Junqueira informou, em coletiva de imprensa na tarde de hoje, que a Polícia suspeita que 60 pessoas foram beneficiadas e todos vão ser investigados. A maioria é da região de São Carlos. A investigação começou em gosto de 2017.
Os tipos de aposentadoria comprados eram por idade, invalidez, licença, tempo de contribuição, dentre outros.
Os quatros suspeitos foram ouvidos em Araraquara e vão responder por estelionato e organização criminosa. Os beneficiários também vão responder por estelionato.
O advogado e os contadores foram conduzidos para Centro de Detenção Provisória de Araraquara. A mulher do advogado foi encaminhada para a Penitenciária Feminina de Guaíba.
Por A Folha de São Carlos e Região
01/08/2018