Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR QUEM PENSA EM SUICÍDIO?

Compartilhe:
IMG_20180802_153416_562

Por Radiosanca.com.br

06/08/2018

 

São Carlos/SP – O suicídio é um grave problema de saúde pública a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo esse é dado da OMS (Organização Mundial da Saúde) e pensar na prevenção deve ser prioridade.

Existem inúmeros fatores que faça com que a pessoa cometa suicídio como por exemplo: a existência de transtornos mentais como depressão, esquizofrenia, perdas recentes, bullying, abuso de drogas, traumas, timidez, problemas conjugais, profissionais…

Pensando em prevenção é importante ficar atento aos alarmes verbais “ eu quero morrer”, “ eu sou um peso”. Individuo se sente sem animo, tem uma visão distorcida da realidade, perde interesse nas coisas que fazia antes, fica isolado socialmente e as pessoas não conseguem ver soluções para os problemas. Importante que a família, pessoas que convivem com essa pessoa não a julguem e sim a aconselhem a procurar ajuda de um profissional.

 

Como ajudar?

Realmente da família pegar no braço e levar a procura de um profissional.

É importante o acolhimento para a pessoa, do profissional ser empático e é de extrema importância ressaltar a questão do sigilo mas se casa houver a necessidade de informar a alguém de direitos serão apenas informações necessárias para a tomada de decisão que afete o paciente. É importante perguntar para a pessoa sobre tentativas de suicídio, avaliar riscos, tentar reduzir fatores de risco e aumentar fatores de proteção.

Pensar também em um atendimento multidisciplinar onde o psicólogo pode encaminhar o paciente para um atendimento psiquiátrico, inserir o paciente em oficinas onde exista um terapeuta ocupacional, existem casos em que enfermeiras fazem uma primeira triagem de acolhimento. Orientação para os familiares/responsáveis como: evitar deixar a pessoa sozinha, esconder objetos cortante ou pontiagudos, esconder medicações.

Dica: Existe o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional de prevenção ao suicídio atendendo voluntariamente e gratuitamente as pessoas que querem conversar sob total sigilo e funciona 24 hs todos os dias número é 188.

 

*Por:Eysi Leticia Munhoz, Psicóloga Supera Reabilitação

06/08/2018

Deixe seu comentário: