Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Marquinho propôs e nome de José Benedito Sacomano é oficializado em Biblioteca Municipal no Jardim Tangará

Compartilhe:
thumbnail_José Benedito Sacomano

O vereador Marquinho Amaral comemorou a denominação de “Professor José Benedito Sacomano” à Biblioteca Municipal anexa à EMEB Antonio Stella Moruzzi, no Jardim Tangará (zona leste), homenagem de iniciativa do vereador por meio da lei municipal No. 20152, publicada no Diário Oficial do Município.

Biblioteca Municipal Professor José Benedito Sacomano

Marquinho ressaltou que a denominação “faz justiça à trajetória de uma personalidade de marcante contribuição à educação, à ciência, cultura e administração pública em nossa cidade”. Enfatizou que Sacomano “adotou São Carlos como sua terra, aqui formou uma família admirável e se realizou como cidadão, engenheiro, professor universitário e homem público que honrou e dignificou as funções que exerceu”.

Nascido em Botucatu em 28 de setembro de 1942, José Benedito Sacomano se considerava um genuíno são-carlense, pois aqui chegou em 1962, para frequentar o cursinho do CAASO mesmo a contragosto do pai, que desejava que o filho estudasse na capital. Sua pretensão era, porém, ingressar na Escola de Engenharia de São Carlos(EESC) USP. De família numerosa, filho de Mário Sacomano e de Tereza Moresi Sacomano, tinha seis irmãs, cinco das quais vivem hoje em São Carlos.

Formou-se em 1968 e logo iniciou sua carreira como engenheiro civil no FESB- Fundo Estadual de Saneamento Básico, atualmente SABESP, em São Paulo. De volta a São Carlos, para trabalhar na FEPASA até 1980, retornando à Escola de Engenharia de São Carlos como docente, cumprindo ali o seu mestrado e doutorado na área de Engenharia de Produção.

Sua vocação, ou paixão, era ensinar e formar pessoas, nas várias modalidades. Mesmo como estudante , dedicou-se a dar aulas no Colégio São Carlos e no Instituto de Educação.

Aposentou-se na USP em 1997, não antes de orientar inúmeros mestrandos e doutorandos, muitos dos quais se tornaram seus amigos. Após sua aposentadoria na USP iniciou uma nova carreira de docente, na UNIARA e posteriormente na UNIP – Universidade Paulista, em São Paulo, até o final de sua vida onde também orientou inúmeros alunos no mestrado e doutorado. Sua carreira na docência foi longa e produtiva, com diversos estudos publicados na área de Engenharia de Produção.

Sacomano participou da política estudantil e também da vida política de São Carlos, tendo sido secretário municipal e candidato a prefeito.

Casou-se com Claudete Cury Sacomano  em 1971 tendo dois filhos (José Alexandre Cury Sacomano e Mário Sacomano Neto) e cinco netos (Mário Luan, Enzo, Arthur, Alexandre e Ravi).

Foto

Professor José Benedito Sacomano, falecido em dezembro de 2020

Deixe seu comentário: