Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Lixo toma rua e até impede passagem de veículos em São Carlos

Compartilhe:
lixo_toma_790x505_22072019144527

Além da sujeira e do aparecimento de animais peçonhentos, o local também virou alvo de focos de incêndios

 

ACidade ON – São Carlos 

 

O descarte irregular de lixo no Jardim Primavera em São Carlos tem gerado diversas reclamações e causado transtornos aos moradores da região. Além da sujeira e do aparecimento de animais peçonhentos, o local também virou alvo de focos de incêndios, o que prejudica quem convive com problemas respiratórios. A prefeitura informou que irá encaminhar uma equipe até o bairro para avaliar a situação.

Sob a grande quantidade de lixo passa uma rua. No entanto, no lugar onde os carros poderiam passar está acumulado entulho, lixo doméstico e vários objetos descartados.

Os moradores do bairro reclamam que o problema existe há bastante tempo e que a prefeitura costumava fazer limpeza, mas faz tempo que não aparece para realizar o serviço. “Que eu me lembro foi no ano passado que eles fizeram a limpeza aqui, esse ano não vieram nenhuma vez”, disse a dona de casa Maria José Bernardo.

O metalúrgico João Carlos Teixeira afirmou que não adianta a prefeitura limpar e a população não se conscientizar que o local não é para descarte de lixo. “Meia hora depois [da limpeza] já vão jogar sujeira de novo, falta conscientização da população em manter o lugar limpo”.

Teixeira disse que já conversou com as pessoas que jogam lixo no local, mas que não adiantou nada. “Querem até brigar com a gente porque acham que estão certo, vou começar a tirar foto, já que querem se promover fazendo a sujeira, vou ajudar”.

“Não é o pessoal do bairro, é gente de fora, carros grandes que vem jogar entulho”, disse a técnica de enfermagem Teresinha Teixeira.

 

Transtornos 
A sujeira atrai os animais peçonhentos e os moradores relatam que os ratos e aranhas aparecem com frequência nas casas. Algumas pessoas têm costume de ir ao local e atear fogo no lixo e as queimadas prejudicam a vida de quem mora no local.

Se o vento sopra para o lado da rodovia, atrapalha o trânsito e, segundo os moradores, já causou acidente. Se o vento sopra para o outro lado, se torna uma ameaça para a pouca vegetação que resta no bairro. “Do jeito que está hoje é porque pegou fogo na mata, aqui é tudo verdinho, bonito”, disse o metalúrgico.

A técnica em enfermagem tem um filho com asma e as queimadas prejudicam a respiração. “Eles colocam fogo, tem que fechar a casa, inala a fumaça e é muito ruim.”

E os moradores querem transformar o lixão em alguma coisa boa para o bairro. “Não sei se pertence a prefeitura ou se é particular, mas poderia ser cercado, fazer uma horta comunitária, seria uma ideia”, sugeriu Teixeira.

Já a técnica em enfermagem acredita que o local poderia ser transformado em uma pracinha para a população fazer atividade física, crianças brincarem e os idosos poderem caminhar.

 

Deixe seu comentário: