Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA LANÇA “CALENDÁRIO DAS MEMÓRIAS SÃO-CARLENSES”

Compartilhe:
calendariosc1

A Fundação Pró-Memória de São Carlos lançará agora em fevereiro seu livro comemorativo “Calendário das memórias são-carlenses”, escrito por Cirilo Braga e Leila Massarão. A obra faz parte das ações relacionadas ao aniversário de 30 anos da Pró-Memória que serão comemorados em julho deste ano.

 

O Calendário das memórias são-carlenses utiliza, como recurso didático, o calendário anual cronológico para apresentar eventos locais e de interesse nacional e internacional que impactaram a todos ou que são relevantes a compreensão dos dias atuais.

 

Segundo a FPMSC e seus autores este material não esgota as pesquisas e nem pretende ser toda a relação de eventos relevantes sobre a cidade, mas expõe vários aspectos históricos e culturais importantes para São Carlos e estimula para que, ainda mais, se busquem novos enfoques sobre a história, a memória e a cultura local.

 

O Calendário foi escrito por Cirilo Braga – jornalista e assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Carlos – e Leila Maria Massarão – historiadora da FPMSC – que, a partir de suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos por anos, compilaram e redigiram este material como um guia para aspectos históricos locais, expandidos graças à parceria de profissionais de áreas e experiências diferentes, e que despertam o interesse dos leitores na busca por conhecer mais sobre São Carlos.

 

30 anos da FPMSC

 

Em 2023 a Fundação Pró-Memória de São Carlos comemora 30 anos de criação. Tendo começado como uma instituição para receber acervos documentais da administração pública que estavam dispersos e em condições temerárias de conservação, a Pró-Memória progressivamente ampliou suas incumbências e estabeleceu uma missão mais representativa:

– Reunir, conservar e disponibilizar o conjunto de seus documentos originários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outros advindos da administração pública direta e indireta, como também de fundos e coleções particulares, de reconhecido valor histórico e cultural;

– Catalogar, inventariar e pesquisar os bens patrimoniais materiais e imateriais de São Carlos;

– Produzir materiais e ações diversas de forma a levar à população local conhecimentos sobre a história, memória e patrimônio locais;

 

Nos seus anos de existência a Pró-Memória produziu exposições, livros, folhetos, mostras, cursos, oficinas, documentários, pesquisas, projetos e parcerias destinados a diferentes grupos da sociedade são-carlense e que, igualmente, foram usufruídos por visitantes, pesquisadores e interessados de outras localidades.

 

Para seus 30 anos foram previstas várias iniciativas que não visam apenas comemorar data tão importante, mas trazer, mais uma vez, mas ainda maior, produções, criações e ações para toda a população de São Carlos e para aqueles que apreciam e valorizam o trabalho que a instituição desenvolve.

 

(23/01/2023)

 

Deixe seu comentário: