Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Em Ibaté, crianças recebem primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer

Compartilhe:
0a6a728c-3f42-4e20-aad5-c68dc9c3f8d6

Crianças que estão se vacinando contra a Covid-19, ganham “Certificado de Coragem”
A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté iniciou nesta quarta-feira, 19, a vacinação infantil contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas, nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Icaraí e do Jardim Cruzado.
Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, lembra que a lista de comorbidades foi definida pelo Ministério da Saúde e ressalta que os pais e/ou responsáveis devem apresentar comprovantes, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação. “Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também estarão sendo utilizados para a vacinação”, explica.
As crianças que estão se vacinando contra a Covid-19, ganham das mãos da enfermeira do PSF, um “Certificado de Coragem”. Diogo Martins Bastos, de 10 anos, que tem uma doença cerebrovascular, foi a primeira criança a ser vacinada na cidade.

“Graças a Deus. Não via a hora!”, comemorou a mãe, toda emocionada. Em seguida, foi a vez de Maria de Fátima Sousa Pereira, de 8 anos. A criança tem diabetes mellitus e, antes de vacinar, ficou um pouco ansiosa e teve que esperar o diabetes baixar.
Brenda Sartorelli Breanza,de 11 anos, é filha da secretária municipal da Saúde. Ela tem Síndrome de Down e também tomou sua primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer nesta quarta-feira, no PSF Jardim Icaraí.
A vacinação segue nesta quinta-feira, 20, apenas nos PSF’s Jardim Icaraí (localizado na esquina das ruas Orestes Del Ponte e Augusto Boni) e Jardim Cruzado I (localizado na esquina das ruas Benedito Barreto e Borborema). “A recomendação do Estado é para que a vacinação das crianças seja realizada em locais diferentes daqueles que estão vacinando os adultos para que não ocorra nenhum tipo de erro na aplicação das vacinas em crianças”, explicou Elaine.
O horário da vacinação infantil será das 9h às 15h nos dois PSF’s, de segunda a sexta-feira.

 

Pré-cadastro
O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.brpara a campanha infantil. “O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações”, lembra Elaine.
Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.
Lista de comorbidades do Ministério da Saúde:
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV

 

Deixe seu comentário: