Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Docentes da UNICEP receberam moção pela Coleção de Direito Ambiental

Compartilhe:
b079ada5-cb73-42a3-ac83-fc5a4268f74b

A docente da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Elisabete Gabriela Castellano, recebeu uma moção de Congratulação da Câmara Municipal de São Carlos, juntamente com os demais editores técnicos da Coleção de Direito Ambiental, Prof. Dr. Silvio Crestana e Prof. Dr. Alexandre Rossi.

 

Gabriela Castellano contou que durante o curso de Especialização, na UNICEP, expressou para o Dr. Alexandre Rossi o desejo de organizar um livro na área do Direito Ambiental. “Ele aceitou de pronto a ideia. Antes, pensava-se de termos um manual, um livro mais ‘enxuto’, mas depois com o aceite e a participação do Dr. Silvio Crestana, então presidente da Embrapa, a ideia inicial se transformou na Coleção Direito Ambiental. Contou-se com o apoio da Embrapa Instrumentação – São Carlos e Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna.”.

 

A coleção possui quatro volumes, que totalizam 4168 páginas e 384 autores. Participaram da obra professores, pesquisadores da Embrapa e de centros de pesquisa, ministros, juízes, promotores desembargadores, juristas, envolvendo instituições, públicas e particulares, localizadas em diferentes regiões do país.

 

Além da professora Gabriela, outros docentes da UNICEP participaram da coleção: Alexandre Kannebley de Oliveira, Andre Serotini, Elisabete Gabriela Castellano, João Virgílio Tagliavini, Maria Cristina Braga Tagliavini, Newton Ramos de Oliveira (in memoriam), Paula Roberta Velho, Rodolfo Antônio de Figueiredo. Ademais, professores palestrantes dos cursos de Pós- Graduação na área ambiental: MBA em Gerenciamento Ambiental e Especialização em Direito Ambiental: Antonio Zanollo Neto e Valeria Del Nery. Além disso, a ex-aluna do Curso MBA em Gerenciamento Ambiental, Maria Regina Whitaker de Souza, coautora.

 

O primeiro volume foi lançado em 2014, em 2015 o segundo volume, em 2017 foi lançado o terceiro e para finalizar o quarto volume foi lançado em 2021. “É importante destacar que, o plano da obra foi desenvolvido pelo Dr. Alexandre, com formação em Direito, mestrado e doutorado na área ambiental. Eu tinha vontade de incluir no livro as questões ligadas à educação, educação ambiental, filosofia, meio ambiente, e aos diversos conteúdos técnicos ambientais específicos a serviço da materialização dos conceitos apresentados na área técnica jurídica. Assim foi feito, de um lado o técnico jurídico e de outro, dialogando com o técnico ambiental. Enfrentamos a pandemia e todas as dificuldades inerentes, mas graças a Deus, saímos vitoriosos. ”, ressaltou Gabriela.

 

Os livros são: Princípios Gerais do Direito Ambiental; Direitos Fundamentais e o Direito Ambiental; Bens e Recursos Ambientais e o Direito Ambiental; e Espaços Especialmente Protegidos e o Direito Ambiental.

 

De acordo com o Professor Alexandre Rossi: “Os quatro volumes que compõem a Coleção Direito Ambiental abordam o estado atual do conhecimento em quatro âmbitos inter-relacionados. Assim, em cada volume, consegue-se integrar campos que, mesmo quando compreendidos em separado, são considerados dentro de uma visão abrangente e transdisciplinar.”.

 

E Gabriela completou: “Conforme coloca o Prof. Alexandre Rossi, a importância da coleção revela-se por ser um plano muito bem articulado, que contempla, de um lado, um conjunto de fundamentação teórica na área jurídica, com questões ambientais; e, de outro, a materialização dos conceitos apresentados. Dessa maneira, descortinam-se diversos olhares e interpretações sobre a matéria enfocada e estabelece-se um painel interdisciplinar acerca do questionamento de temas emblemáticos, comuns a todas as nações, acerca da sustentabilidade ambiental e da importância do Direito Ambiental nesse contexto.”.

 

A docente ainda finalizou: “Em nome dos doutores Silvio Crestana, Alexandre Rossi e em meu próprio nome, editores técnicos, dos autores e dos membros do conselho editorial, sentimo-nos elevados, extremamente honrados e felizes. Agradecemos, imensamente, à iniciativa da Vereadora Laíde das Graças Simões que, durante todos os seus mandatos, sempre trabalhou, incansavelmente, em benefício da sociedade são-carlense.”.

 

Texto: Ana Lívia Schiavone

 

Deixe seu comentário: