Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Diocese de São Carlos oficializa projeto “Igreja Samaritana”

Compartilhe:
whatsapp-image-2020-05-18-at-17-05-41-960x540

Por Sidney Prado – Maio 18, 2020

Fonte: https://www.diocesesaocarlos.org.br/

whatsapp-image-2020-05-18-at-17-05-41-960x540

 

Por Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos | Imagem: Stefano Fachina

 

A Diocese de São Carlos oficializou na manhã desta segunda-feira, 18, o projeto “Igreja Samaritana”. O projeto é uma das frentes de trabalho da Cáritas Diocesana e tem como objetivo oferecer uma resposta aos desafios sociais advindos da pandemia do COVID-19. De modo específico três desafios se destacam:

1. O aumento das necessidades de cuidado fraterno e de solidariedade de modo emergencial;
2. O enfraquecimento dos laços fraternos e do compromisso com a missão.
3. A crescente escassez de empregos diante das dificuldades financeiras de muitas empresas.
Para enfrentar estes desafios, a Diocese de São Carlos, através da Cáritas, propõe cinco linhas de ação que possam viabilizar uma ação evangelizadora e samaritana.

Sendo elas:
1. A Cáritas Diocesana disponibilizará um programa para a elaboração de um cadastro das famílias assistidas por cada paróquia e de um cadastro único nas cidades com duas ou mais paróquias, evitando a doação duplicada, possibilitando o atendimento de um número maior de famílias.

2. Reconhecendo a importância do caminho que já estávamos trilhando, é preciso empenhar-se na continuidade e aprimoramento da atuação das pastorais sociais (Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Carcerária, Pastoral junto às pessoas em situação de rua), movimentos (Vicentinos), bem como os diferentes grupos de caridade presentes em nossas paróquias e das instituições filantrópicas ligadas à Igreja.

3. A Cáritas Diocesana firmará uma parceria com o SEBRAE, com o objetivo de auxiliar no aperfeiçoamento profissional: nossas paróquias colocarão à disposição as estruturas físicas, os serviços de divulgação e indicação de pessoas interessadas e o SEBRAE oferecerá a assessoria técnica na gestão de negócios.

Confira na íntegra o projeto:

Projeto Igreja Samaritana

PROJETO IGREJA SAMARITANA

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele,” (cf. Lc 10,33-34)

A missão evangelizadora neste tempo de pandemia e pós-pandemia.

 

Introdução

Desde seus primórdios, a Igreja tem se empenhado em continuar a missão de Jesus Cristo, que passou fazendo o bem (At 10,38), que sentiu compaixão e cuidou (Lc 10,33-34) dos mais frágeis e necessitados. As primeiras comunidades cristãs eram sal e luz (Mt 5,13-14) no meio do mundo na medida em que viviam a comunhão fraterna, para que não houvesse necessitados entre eles (At 4,34-35)

Nossa Diocese de São Carlos, em seus 111 anos tem sido a presença samaritana no meio do nosso povo, com ações que revelam o amor e o cuidado de Jesus. Em todas as paróquias de nossa Diocese são realizadas ações caritativas, por meio das pastorais sociais e de instituições ligadas à Igreja, bem como em parcerias com outras instituições e com o poder público.

Desafios

O momento histórico em que vivemos, da pandemia do COVID 19, traz para nossa Igreja desafios que necessitam ser enfrentados com renovada solidariedade e espírito missionário. Somos convocados a ser uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco, como um grande hospital de campanha, que se empenha em curar feridas. Instigados pelo Espírito Santo, reconhecemos os seguintes desafios que exigem a potencialização de nossas ações evangelizadoras e a nossa criatividade pastoral:

  1. O aumento das necessidades de cuidado fraterno e de solidariedade de modo emergencial, para aqueles que não tem o mínimo necessário para viver dignamente, especialmente a comida, os medicamentos e o apoio espiritual.
  2. A impossibilidade do encontro comunitário, em observação às orientações sanitárias oficiais, pode interferir na espiritualidade de nossos agentes de pastoral, gerando um enfraquecimento dos laços fraternos e do compromisso com a missão.
  3. O distanciamento social tem afetado a economia, gerando incertezas quanto à segurança no mundo do trabalho. Prevê-se uma crescente escassez de empregos diante das dificuldades financeiras de muitas empresas.

Linhas de ação

Reconhecendo a importância do trabalho já realizado em nossas paróquias, este projeto visa estimular a continuidade e o aprimoramento das iniciativas de solidariedade e promoção humana, propondo três linhas de ação que possibilitem uma ação evangelizadora cada vez mais samaritana.

  1. “É preciso, de imediato, assistir aos pobres, pois quem tem fome não pode esperar”. Por isso, nossas paróquias precisam continuar o trabalho caritativo já realizado, pelos Vicentinos e pastorais caritativas, de oferecer cestas básicas e outros bens de primeira necessidade. Diante do crescimento do número de pessoas necessitadas de auxílio imediato, faz-se necessário otimizar a distribuição de alimentos. Para tal aperfeiçoamento, a Cáritas Diocesana disponibilizará um programa para a elaboração de um cadastro das famílias assistidas por cada paróquia e de um cadastro único nas cidades com duas ou mais paróquias, evitando a doação duplicada, possibilitando o atendimento de um número maior de famílias. Nesse sentido, também é importante o diálogo com a assistência social de cada município e com outras instituições que se dedicam à caridade, para que o atendimento seja ampliado e aprimorado.
  2. Reconhecendo a importância do caminho que já estávamos trilhando, é preciso empenhar-se na continuidade e aprimoramento da atuação das pastorais sociais (Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Carcerária, Pastoral junto às pessoas em situação de rua), movimentos (Vicentinos), bem como os diferentes grupos de caridade presentes em nossas paróquias e das instituições filantrópicas ligadas à Igreja. Nesse sentido, é fundamental fortalecer a espiritualidade dos agentes de pastoral engajados, para que reconheçam cada vez mais a presença de Jesus na pessoa dos irmãos que padecem. Também se faz necessário estimular a implantação das pastorais sociais que se fazem necessárias observando a realidade específica de cada paróquia ou cidade.
  3. O atendimento emergencial é essencial, mas não podemos limitar nossa ação a eles. É preciso ajudar as pessoas a se tornarem sujeitas de sua história, aprendendo a construir seu próprio caminho profissional, e garantir o próprio sustento e de sua família. Nesse sentido a Cáritas Diocesana está firmando uma parceria com o SEBRAE, com o objetivo de auxiliar no aperfeiçoamento profissional: nossas paróquias colocarão à disposição as estruturas físicas, os serviços de divulgação e indicação de pessoas interessadas e o SEBRAE oferecerá a assessoria técnica na gestão de negócios.

Caberá à Cáritas Diocesana coordenar as atividades junto ao SEBRAE, que acontecerão em dois momentos. Durante o período de distanciamento social o empenho será em divulgar, por meio das mídias sociais de nossas paróquias, os cursos on line oferecidos pelo SEBRAE; e também organizar uma formação específica para membros das comunidades, diáconos permanentes e leigos e leigas, a fim de que se tornem divulgadores das oportunidades de formação profissional.

Num segundo momento, serão formados núcleos de solidariedade e promoção humana, nas regiões de maior vulnerabilidade social de nossa Diocese, junto com os atores que já doam a vida, como os vicentinos e leigos e leigas, para fazer um levantamento das necessidades de cada realidade, e então oferecer cursos específicos, seja na questão do orçamento familiar, seja na questão do empreendedorismo.

Primeirar e cuidar

Este é, mais do que nunca, um tempo em que necessitamos primeirear, como nos exorta o Papa Francisco. Os novos desafios exigem de todos nós um fortalecimento espiritual, mas também deixar-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus, que faz novas todas as coisas (Ap 21,5), e aponta caminhos novos para esse momento exigente em que estamos vivendo. Que os exemplos de Maria Santíssima, de docilidade à ação do Espírito e de cuidado com os necessitados, e de São Carlos Borromeu, de solidariedade extrema diante do sofrimento do irmão, nos estimulem em nossa missão.

 

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de São Carlos, aos dezessete dias do mês de maio de dois mil e vinte.

Dom Paulo Cezar Costa

Bispo da Diocese de São Carlos

Deixe seu comentário: