Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Folha SCR.
08/09/2017
O advogado e diretor Legislativo da Câmara Municipal Netto Donato do PMDB rompeu o silêncio e admitiu que pode ser candidato a deputado estadual ou federal em 2018. Donato participou das eleições 2016 a prefeito alcançando a segunda posição com 20.016 mil votos (20,25%), atrás do prefeito Airton Garcia (PSB) que contabilizou 48.951 mil votos (39.63%)
“Existe a possibilidade, sim, de eu ser candidato a deputado em 2018. A partir do momento que está filiado em um partido político e cumpre requisito para ser candidato, imagino que todo filiado é um pré-candidato em potencial. É muito cedo para falar, mas existe a possibilidade. Tem pessoas que acham conveniente e me apoiam. Mas também existem outros nomes muito bons dentro do partido, nós vamos conversar para saber qual vai ser o nome escolhido pela maioria”, diz o advogado em entrevista a Folha São Carlos Região.
Donato é visto como um dos expoentes da nova safra de políticos de São Carlos, junto com o vice-prefeito Giuliano Cardinali (PSD) e Dante Peixoto (PSOL). Na última eleição entrou como um desconhecido e desacreditado por parte do eleitorado. Na primeira pesquisa da eleição divulgada pela EPTV em agosto ficou em quinto lugar, registrando apenas 5% de intenção de voto. Na mesma pesquisa Airton Garcia registrou 38%. No dia 2 de outubro ultrapassou Paulo Altomani, Walcinyr Bragatto (PV), Lineu Navarro (PT) registrando 20.016 votos (20,25%).
Donatto conseguiu crescer sem mergulhar no embate polarizado entre o prefeito Airton Garcia (PSB) e Paulo Altomani (PSDB), prometendo em todo momento em entrevistas a jornais impressos, online, rádio e tv um governo criativo, inovador e informatizado. “A eleição para prefeito foi muito boa, eu estava em quinto lugar na pesquisa e cheguei em segundo. A população pode conhecer nossa proposta e muitos perceberem que foi limpa, com verdade, sem ataques pessoais, sem mentiras e promessas falsas. É claro que muitos ficaram incomodados que porque disseram: Mas outros candidatos prometem tantas coisas e você não. Mas é assim meu jeito de fazer política, prometer o que consegue cumprir”.
Neto de Antônio Donato, que foi vereador e deputado estadual duas vezes por São Carlos, hoje com 37 anos, Donato diz que vê com tranquilllidade a possibilidade de concorrer as vagas de deputado estadual ou federal com nomes conhecidos na cidade, como do vereador Júlio Cesar (DEM)-estadual- e Lobbe Netto (PSDB) e Chico Loco (PSB)-federal. O advogado, porém, fica apreensivo com o possibilidade dos pastidos lançarem vários candidatos e a cidade ficar mais uma vez sem representaes na esfera estadual. Confira a entrevista da Folha abaixo.
Entrevista
Jornal- Netto Donato, o senhor pode ser um candidato a deputado estadual ou federal em 2018?
“Existe a possibilidade, sim, de eu ser candidato a deputado em 2018. A partir do momento que alguém está filiado em um partido político e cumpre requisito para ser candidato, imagino que todo filiado é um pré-candidato em potencial. É muito cedo para falar, mas existe a possibilidade. Tem pessoas que acham convenientes que me apoiam. Mas também existem outros nomes muito bons dentro do partido, nós vamos conversar para saber qual vai ser o nome escolhido pela maioria.
Jornal- Netto, você é um nome novo no cenário político local que conseguiu projeção na última rodada da última eleição a prefeito. O que motiva a ser um eventual aspirantes das eleições gerais?
“Motivação é muito grande para disputar qualquer cargo, porque para alterarmos alguma coisa em nosso país, no estado e no município precisamos participar da política. Isso independente do cargo que vamos disputar, você precisa ter um ideal e o pensamento do grupo que participou comigo é de ter uma mudança no estilo de política, não fazer politicagem, mas fazer uma política seria, com propostas e projetos. É isso que o partido vai levar, o novo jeito de fazer política”.
Jornal- Qual avaliação você faz da eleição a prefeito?
“A eleição para prefeito foi muito boa, eu estava em quinto lugar na pesquisa e cheguei em segundo. A população pôde conhecer nossa proposta e muitos perceberem que foi limpa, com verdade, sem ataques pessoais, sem mentiras e promessas falsas. É claro que muitos ficaram incomodados que porque disseram: “Mas outros candidatos prometem tantas coisas e você não “. Mas é assim meu jeito de fazer política, prometer o que consegue cumprir. Infelizmente nosso sabíamos que seria anos difíceis para cidade como podemos ver agora e é por isso que nossa campanha foi de pouca promessa. É importante participar da eleição para o crescimento pessoal, do grupo, nos deixa mais forte para as próximas eleições”.
Jornal- Em uma eventual candidatura você concorrerá com nomes conhecidos da cidade que já disputaram outras vezes, vereador Júlio Cesar (DEM), o vereador Chico Loco (PSB) e o deputado federal Lobbe Neto (PSDB). Como seria?
“Disputar com nomes conhecidos, não é novidade. Na última eleição o único que não era conhecido era eu. Eu trabalho com tranquilidade. O que tem que fazer é conversar com a população, para conseguir resultado positivo. Mas vejo com tranquilidade e prazer disputar com pessoas gradiosas como nosso colegas da cidade”.
Jornal- São Carlos não conseguiu eleger um representante estadual nas últimas eleições por causa dos partidos lançarem diversos nomes. Hoje é uma preocupação do prefeito Airton Garcia. Seria o maior desafio?
“Um dos objetivos que tenho e tentar conciliar e conversar com alguns pretensos candidatos a deputado estadual, especialmente, para que nós não lancemos seis, sete candidatos a deputado. Se não perdemos a possibilidade de ter um representante estadual por São Carlos. Acredito que se manter esse atual sistema eleitoral temos condições de eleger dois deputados estaduais e dois federais. O importante é ter consciência e pensar na cidade.
Jornal-Seu partido PMDB já esboçou apoio a sua possível candidatura?
“Dentro do PMDB conversamos bastante tanto na esfera estadual com o presidente Baleia Rossi, com o deputado estadual Itamar Borges, com o candidato a governador Skaff e também com o nosso presidente local vereador Lucão Fernandes. Estamos conversando semanalmente dentro das possibilidades de agregar a cidade de São Carlos e ter uma melhoria para o nosso município. Não é apenas para disputar uma eleição por disputar. Se nós, o PMDB, entrarmos para eleição entraremos para ganhar, não para atrapalhar outros nomes que tem a possibilidade de eleger como candidato a estadual ou estadual”.