Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Dengue mata idosa de 68 anos em Araraquara

Compartilhe:
dengue-mata-idosa-de-68-anos-em-araraquara-GvZa
Vítima foi diagnosticada com a doença no dia 4 de março e estava internada no HEAB
Postado em: 11/03/2022 às 15:43
Autor: Redação https://portalmorada.com.br/noticias

O município de Araraquara registrou nesta sexta-feira (11) o primeiro óbito em decorrência da dengue em 2022. A vítima é uma idosa de 68 anos, moradora do Jardim Imperador. De acordo com o histórico de atendimento, ela começou a sentir os primeiros sintomas no dia 4 de março e procurou atendimento médico na UPA Valle Verde no dia 7, data em que foi feita a coleta do exame.

Por conta dos sintomas e das comorbidades apresentadas pela idosa – diabetes e hipertensão – ela foi imediatamente encaminhada da UPA para internação no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab). Na quinta-feira,  dia 10, o exame confirmou o diagnóstico no período da manhã. Por volta das 12 horas, seu quadro de saúde se agravou e ela veio a óbito.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lamentou o ocorrido e reforçou que toda a assistência médica foi prestada à paciente, desde a entrada no serviço de urgência e emergência. Enfatizou também “que mantém todos os seus esforços no combate à dengue, com equipes de bloqueio nas ruas, diariamente, inclusive nos finais de semana, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Isso vem sendo feito ininterruptamente, mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19″.

Em fevereiro, a prefeitua afirma que as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas de materiais inservíveis nas residências visitadas.

Os agentes relatam dificuldades nas visitas às residências, devido à recusa das pessoas para que os agentes vistoriem as casas. “É justamente nos imóveis habitados onde estão sendo encontrados os criadouros do mosquito; 80% dos criadouros com larvas do Aedes aegypti são encontrados em residências com moradores e apenas 20% estão em casas fechadas ou abandonadas”, afirma a vigilância.

Em média, os agentes da Vigilância Epidemiológica e os agentes comunitários de saúde (do Programa de Saúde da Família) visitam 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.

 

Saúde instala “Centro de Reidratação”

Para ampliar a assistência médica aos casos suspeitos e confirmados de dengue na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde está organizando e vai abrir para a população, a partir desta segunda-feira, dia 14 de março, um Centro de Reidratação, que vai funcionar em uma ala do Hospital de Campanha. Além do Centro de Referência de Testagem para Covid-19, a estrutura do hospital de campanha também será utilizada para atender pessoas com sintomas de dengue, para consulta e exame. O atendimento será feito das 7 às 19 horas.

 

dengue-mata-idosa-de-68-anos-em-araraquara-GvZa

 

Agentes de combate à dengue em visita domiciliar

Deixe seu comentário: