Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Conselho Municipal de Pessoa Idosa de Ibaté faz reflexão sobre Dia Internacional do Idoso

Compartilhe:
29a21383-bdf6-4bf2-8a07-1d45dc82d6c5

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ibaté chama a atenção da população para refletir sobre o Dia Internacional do Idoso, que é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro.

Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

Segundo a Coordenadora do Cras e Presidente do Conselho do Idoso, Vilma dos Santos Souza, atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. “Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015, o que nos leva a necessidade urgente de planejar e executar ações para o adequado atendimento a esta população” apontou.

Neste sentido, a nível nacional, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

No município, o CMI [Conselho Municipal do Idoso de Ibaté] foi criado no dia 02 de junho de 2003, através da lei Municipal Nº 2.025. ” O Conselho é o órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos, na busca de soluções compartilhadas. O grupo deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, se adequando às regras e leis aprovadas, de maneira transparente, debater as necessidades e anseios dos idosos no município” finalizou a Presidente do Conselho.

O CMI se reúne toda última segunda-feira de cada mês, às 15h, na sala de reuniões da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social. Outras informações sobre o CMI de Ibaté ou sobre os Serviços e Programas de atendimento as famílias com pessoas idosas podem ser obtidas através do telefone (16) 3343-3043.

Deixe seu comentário: