Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
ACidade ON – São Carlos
Uma auxiliar de cozinha diz esperar há 8 anos por uma cirurgia para retirar um mioma pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em São Carlos. Andreia Donnagelo, de 48 anos, afirma que, por conta da espera, o tumor benigno está do tamanho de um feto de quatro meses. Há três meses ela não consegue sair de casa por conta das fortes dores.
Andreia descobriu o mioma no útero em 2010 e, na época diz que foi encaminhada para a cirurgia eletiva, mas, até hoje, nunca recebeu uma ligação para marcar o procedimento.
Em 2013, as dores começaram a ficar mais fortes e Andreia começou a sentir muitas pontadas na barriga. O caso, que era de cirurgia eletiva sem urgência, virou prioridade. “Dores abdominais, dores fortes nas pernas, dores de cabeça insuportáveis. Eu não tenho mais vida”, disse Andreia.
No encaminhamento para a realização do procedimento está escrito a mão que o Departamento de Cirurgia Ginecológica deve tratar o caso como prioridade. Entretanto, o médico que faria a operação, disse que só teria agenda para o ano que vem. “Ou no caso contar com a sorte de uma desistência”, completou a auxiliar de cozinha.
Além do incômodo e da dor, que faz com que Andreia tenha que receber medicação intravenosa, a paciente também sofre com sangramentos, fortes dores na cabeça, abdômen, pernas e quase não consegue mais exercer tarefas básicas do dia a dia.
Por conta da espera para fazer a cirurgia, o mioma atingiu o tamanho de um feto de quatro meses, o que é, em média, oito vezes o tamanho de um útero saudável. “Há um tempo, eu fui fazer um exame e o médico brincou: parabéns, está no tamanho de um feto de quatro meses. Fiquei assustada e queria conseguir logo a cirurgia. Espero há 8 anos e não 8 dias”, disse.
Prefeitura
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a prefeitura disse que a paciente procurou o Departamento de Regulação no último dia 8, fez o cadastro, foi encaminhada para a Santa Casa e a cirurgia entrou no agendamento para a primeira quinzena de setembro.
Informou ainda que não foi encontrado nenhum cadastro anterior da paciente e que a mulher diz não ter como provar que está há 8 anos esperando a cirurgia, pois perdeu a documentação.
Mioma
Miomas são tumores benignos formados por tecido muscular no útero. Geralmente, ocorre em mulheres que estão na idade reprodutiva e a causa é desconhecida. O que se sabe é que o crescimento dos miomas depende de fatores hormonais e tendem a diminuir na menopausa.
O ginecologista Elias Zakaib Júnior explicou que entre 70% e 80% das mulheres terão mioma ao longo da vida. A grande maioria não terá nenhuma complicação e nem vai precisar de tratamentos, mas existem os casos em que é preciso cirurgia. Nestes casos a alternativa é a retirada do órgão.
“Quando ele começa a alterar a qualidade de vida da mulher, a parte reprodutiva da mulher, sangramento, dores, miomas com uma progressão de crescimento, aí começam as indicações cirúrgicas, dependendo de cada caso e de onde ele está localizado”, afirmou.