Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

“Centro de eventos será nova âncora econômica”, diz Edinho

Compartilhe:
centro-de-eventos-sera-uma-nova-ancora-economica-defende-edinho-n08w
Prefeitura de Araraquara elabora projeto para concessão do complexo que envolve CEAR, Arena da Fonte e Gigantão
Postado em: 11/08/2021 às 16:10
Autor: Luís Antonio
Do https://portalmorada.com.br/noticias

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, falou pela primeira vez sobre o projeto que a Prefeitura elabora para concessão do espaço que envolve o Centro de Eventos de Araraquara, o Centro Internacional de Convenções Dr. Nelson Barbieri, a Arena da Fonte e o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. A ideia é que o complexo se consolide como o maior centro  de eventos do interior do estado de São Paulo sob gerenciamento da WTorre, empresa especializada no ramo de construção, propriedades comerciais, desenvolvimento imobiliário, centros logísticos, entretenimento, shopping centers e infraestrutura.

A WTorre já desenvolveu empreendimentos em Bauru e Limeira, em SP, em Parauapebas (PA) e tem obras em andamento em Três Lagoas (MS) e Rio de Janeiro (RJ). Entre os projetos mais conhecidos da empresa estão o Allianz Parque, que fica em São Paulo e é um dos espaços multiuso mais modernos da América Latina, o Teatro Santander e o Teatro Morumbi, também na capital paulista.

Para Edinho Silva, a prefeitura não tem “expertise” necessária para fomentar um Centro de Eventos e Convenções, um complexo que hoje “é um gigante adormecido”, nas palavras do prefeito. “Isso tem que estar na mão da inciativa privada, empresas especializadas, virando negócio, fomentando a economia da cidade, e gerando empregos. Não entender isso será um erro histórico imperdoável e que decretará o apequenamento dos horizontes de Araraquara”, afirmou à reportagem do Portal Morada.

Há cerca de 20 anos, a prefeitura de Araraquara comprou o estádio da Fonte Luminosa para o espaço não fosse a leilão, assim como adquiriu os “pavilhões da Facira”, na época, para garantir que o espaço não fosse ocupado por empreendimentos de outra natureza e não perdesse a vocação para eventos. “Todos os esses investimentos feitos, estrategicamente, nos momentos que os espaços corriam risco, fizeram com que Araraquara tivesse o maior complexo de eventos do interior do estado, CEAR, Arena e Gigantão.

Esse diferencial fez com que nossa cidade vencesse uma disputadíssima escolha para sediar o maior centro de eventos do interior de São Paulo. Essa escolha vai gerar um calendário anual de feiras, eventos e shows. Não preciso dizer, que esse é o setor de serviços que mais cresce no mundo, é a grande “indústria mundial sem chaminés”, que mais gera renda e empregos”, disse o prefeito.

Técnicos da Prefeitura afirmam que essa escolha mudará a dinâmica da economia local nas próximas décadas.  “Nossa cidade será outra, viveremos outra realidade econômica, nossa visibilidade será internacional. Araraquara vai atrair outros investimentos dessa cadeia produtiva”, completou Edinho Silva.

Atualmente, o CEAR, a Arena e o Gigantão são mantidos pelos cofres públicos. Na mais recente obra de reparos estruturais do Gigantão, a prefeitura envolveu R$ 4 milhões. O complexo, portanto, é de altíssimo custeio aos cofres públicos e baixíssima ocupação, segundo apurado pelo Portal Morada.

 

Alegações técnicas para concessão do espaço à WTorre:

– Araraquara terá o maior complexo de eventos do interior de SP e desenvolverá uma nova âncora econômica com capacidade de geração de empregos;

– O custeio desses prédios deixará de onerar os cofres públicos e recursos economizados que serão destinados para atender outras prioridades;

– Os espaços receberão investimentos para melhorias  e modernização;

– Todas as datas hoje utilizadas pelo Município serão preservadas, sem risco de prejuízo dos interesses públicos;

– Todos os investimentos recentes feitos pelo Município, em execução, ou já licitados, serão restituídos aos cofres municipais em forma de outorga;

– O processo será precedido de elaboração de um plano de estudos com previsão dos investimentos necessários e cronograma de obras. Esse plano irá embasar um processo licitatório em que todos os possíveis interessados poderão participar, com autorização da Câmara Municipal.

Deixe seu comentário: