Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
30/10/2017
Folha SCR
Novidades vão chegar às ruas de São Carlos a partir da próxima quinta-feira (2). A Secretaria de Trânsito e Transportes e a Estapar (empresa que administra a Área Azul) anunciaram nesta seunda-feira (30) a Área Azul Digital com um sistema moderno, tecnológico e operacional. As ruas do município serão monitoradas e fiscalizadas por veículos com câmeras de vídeo que circularão pelas vias da cidade, registrando as placas dos automóveis estacionados. As ruas terão novas opções de pagamento também.
A Estapar fez um Investimento de R$ 300 mil em tecnologia que envolvem mudanças de equipamentos, software de gerenciamento no veículo. No momento terá um veículo, mas a partir de 2018 terão dois. Um veículo já chegou e foi apresentando no Paço Municipal, mas a partir de 2018 o município terá dois carros radares, cada um assumindo um itinerário.
O diretor de operação da Estapar, Adelcio Antonini, disse que os veículos vão trazer vantagem. “Com cinco câmeras, GPS e leitor de placas, o veículo identificará as placas dos automóveis estacionados na Área Azul e registrará imagens, que serão enviadas para a central de monitoramento da Estapar e para o sistema da Secretaria de Transporte e Trânsito. O novo recurso identificará, por exemplo, veículos que foram notificados para pagamento da tarifa, por usarem a mesma vaga por mais de duas horas”, informou. “Também será possível enviar os dados dos veículos nos estacionamentos rotativos à Polícia Militar e demais órgãos de segurança do município, que poderão detectar carros furtados por meio da leitura da placa do veículo pela tecnologia OCR (sigla em inglês de Reconhecimento Óptico de Caracteres)”, acrescentou.
Os veículos vão substituir as agentes nas ruas, mas a Estapar garantiu que não vai erradicar a mão de obra. As agentes vão intensificar o serviço de orientação ao usuário.
Adelcio Antonini informou também que a empresa ampliou opção de pagamento. “Para os donos de veículos, a novidade é que não será mais necessário expor o tíquete da Área Azul no painel do carro. Por ser online, ao fazer o registro da placa do carro nos parquímetros, o uso do tíquete com a comprovação de pagamento é totalmente dispensável, porque o próprio agente, ao consultar online a placa do veículo, terá acesso a todas as informações referentes ao pagamento e horário de início de utilização do estacionamento”. Ele destacou ainda que se o usuário tiver fazendo compra há três quadras de onde estacionou ele vai conseguir renovar o tempo em qualquer terminal. A Estapar disponibiliza também o pagamento via aplicativo em smartphones.
O mês de novembro será usado para de divulgação e orientação aos usuários. A Estapar vai divulgar diariamente à imprensa os locais onde as agentes estarão orientando. A cada dois dias estarão em cinco parquímetros. O município tem 65 equipamentos.
O secretário de Trânsito e Transporte, Coca Ferraz, salientou que as inovações foram uma solicitação da Prefeitura na renovação do contrato até o ano de 2022. Além disso, a empresa repassava ao município 13% da receita, que era divido entre a pasta e o Fundo Social de Solidariedade. No contrato vigente a empresa vai repassar 23% da receita. Três dias do ano a receita vai para o Fundo Social de Solidariedade. “O repasse feito para a Prefeitura será usado em benefício do sistema viário e de trânsito e educação”. O prefeito Airton Garcia (PSB) ponderou que toda mudança gera desconforto e pediu paciência da população.
“Este estacionamento permite que a pessoa chegue e encontre vaga para estacionar. É moderno e o menor preço de estacionamento da região. Eu peço paciência da população porque todo mudança gera constrangimento e polêmica. O cidadão acostumado a chegar na casa dele e não ter complicação e de repente vem a Prefeitura e fala que agora é uma área Azul. Tem que ter tempo para ela absorver para entender como funciona”.