Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

BANCO DE LEITE DA SANTA CASA PRECISA DE DOADORAS

Compartilhe:
2e950708-8f16-4419-940c-f4fb1f704a8f
O número de voluntárias caiu mais de 70%. Para ser doadora, basta fazer um cadastro, passar por exames e a equipe do Banco de Leite vai buscar as doações
O Banco de Leite da Maternidade da Santa Casa precisa de mães doadoras de leite materno.
2e950708-8f16-4419-940c-f4fb1f704a8f
O número de voluntárias caiu mais de 70%. Até o fim de 2020, 60 mães estavam cadastradas e faziam as doações. Hoje, o Banco conta com apenas 16 voluntárias.
“Normalmente, nessa época do ano, em função das férias e das viagens em família, as doações diminuem. Mas neste ano, a queda foi mais acentuada”, explica o pediatra e coordenador do Banco de Leite, André Giusti.
O leite materno doado é oferecido para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal e também na UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários). Importante ressaltar que é o alimento ideal para os recém-nascidos. O Ministério da Saúde recomenda que os bebês mamem exclusivamente no peito até os seis meses.
E continue sendo amamentados até 2 anos ou mais. “Além de ser rico em anticorpos, ele tem outros fatores que ajudam a combater uma possível infecção, o que faz com o que o bebê se desenvolva de maneira melhor e mais segura e, dessa forma, receba alta mais rapidamente”, afirma o coordenador do Banco de Leite.
COMO SE TORNAR UMA DOADORA
Para ser doadora, basta procurar o Banco de Leite, que fica dentro da Maternidade da Santa Casa. A candidata à doação passa por exames e faz um cadastro. Ela recebe frascos e outros materiais para fazer a doação. Então, uma vez por semana, a equipe do Banco passa para buscar o leite. O atendimento é feito todos os dias, incluindo feriados, das 7h às 18h. O telefone para contato é o (16) 3509-1175.
“Nós do Banco de Leite precisamos somente da ‘sobra’. Ou seja, a mãe amamenta o seu bebê até que ele fique satisfeito e faz a ordenha e o armazenamento apenas do excedente. Então, ela guarda essa doação no congelador ou no freezer e nós vamos buscar na casa dela”, ressalta o pediatra e coordenador do Banco de Leite, André Giusti.
SEGURANÇA NO PROCESSO DE CONTROLE E ARMAZENAMENTO
Para que o leite materno doado possa ser ofertado aos bebês prematuros internados na Santa Casa, o processo de controle de qualidade é rigoroso. A equipe do Banco de Leite busca as doações na casa das voluntárias.
O frasco com o leite doado é colocado numa caixa térmica com um termômetro para o controle da temperatura. Quando chegam no Banco de Leite, os frascos são higienizados e o leite é avaliado e congelado.
De uma a duas vezes por semana, a equipe do Banco de Leite faz a pasteurização usando equipamentos adequados para esse processo. Depois, o leite pasteurizado é distribuído em frascos. Um detalhe importante é que antes e depois da pasteurização, o leite materno doado passa por exames e aquele que não estiver dentro dos padrões é descartado.
SERVIÇO
BANCO DE LEITE
LOCAL: Maternidade da Santa Casa
HORÁRIO: 7h às 18h – todos os dias, incluindo feriados
CONTATO: (16) 3509-1175.

Deixe seu comentário: