Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Araraquara ultrapassa 9 mil casos de dengue desde janeiro

Compartilhe:
araraquara-ultrapassa-9-mil-casos-de-dengue-desde-janeiro-PNs2
Pico de contaminações foi no mês de março, com 4.758 casos
Postado em: 27/05/2022 às 07:46
Autor: Redação
Por https://portalmorada.com.br/noticias

Segundo números divulgados nesta quinta-feira (26) pela Vigilância Epidemiológica de Araraquara, no ano de 2022 foram registrados 9.240 casos confirmados de dengue no município. Foram 150 casos em janeiro, 702 casos em fevereiro, 4.758 em março, 3.060 em abril e 570 em maio. Neste ano, 13 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

Ações de combate

Com o intuito de conter a epidemia da dengue em Araraquara, a Prefeitura segue com ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti pelos bairros da cidade, com serviços de vistoria em residências, nebulização e fumacê, porém é preciso destacar que a participação da população é imprescindível para esse objetivo.

Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, ressalta a importância da conscientização das pessoas. “Precisamos nos unir nessa luta. Essa batalha somente será vencida se cada um fizer a sua parte. Temos encontrado muitos problemas, por isso pedimos a colaboração da população. Dedique um tempo do seu dia para verificar seu imóvel e eliminar possíveis criadouros”, destaca.

A vistoria da Vigilância Epidemiológica é realizada em uma média de 30 mil casas por mês na cidade e em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada, porém vale considerar que 80% dos criadouros de dengue se encontram nas residências, o que torna ainda mais importante a permissão por parte dos moradores.

Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. É importante observar a identificação do agente e autorizar a sua entrada. Em caso de dúvida, o morador também pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Vale lembrar que o descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural também causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone (16) 3339-5000.

Programação desta sexta

A atuação da Prefeitura terá sequência nesta sexta-feira (27) em mais seis regiões da cidade. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa em busca de possíveis criadouros no Centro (nas proximidades do Cemitério São Bento), Vila Cristo Rei, Jardim Santa Lúcia e Parque Residencial São Paulo. Já a nebulização passará pelo Jardim Uirapuru, enquanto o fumacê terá sequência na região do Vale do Sol.

Deixe seu comentário: