Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Após 10 anos, Marquinho Amaral é eleito presidente da Câmara para biênio 2023-2024

Compartilhe:
thumbnail_Marquinho Amaral
Por 20 votos a 0, o vereador Marquinho Amaral (Podemos) foi eleito presidente da Câmara Municipal no biênio 2023-2024, a ser empossado no próximo dia 1º. de janeiro. Marquinho liderou a chapa única que se apresentou ao pleito, intitulada “Democracia e Independência”, com Malabim (PTB) como 1ª.Vice Presidente, Rodson Magno do Carmo (PSDB) 2º.Vice Presidente, Bruno Zancheta (PL) 1º. Secretário, e Professora Neusa, 2ª. Secretária. A votação foi presidida pelo vereador Roselei Françoso (MDB), atual presidente da Casa, e secretariada pela vereadora Raquel Auxiliadora (PT). O vereador Djalma Nery (PSOL) justificou a ausência à sessão.
Ao se pronunciar antes da votação, Marquinho cumprimentou os vereadores, ressaltando que a amizade e o respeito estão acima das diferenças partidárias e ideológicas. Ele saudou a esposa, professora Dalice Amaral, concursada da rede municipal de ensino, que esteve presente ao plenário, e também fez menção aos funcionários da Casa e representantes da imprensa.
Marquinho lembrou que em 2012, quando foi eleito presidente da Câmara, “estávamos numa guerra porque naquele momento havia a ideia de que a Câmara deveria ser uma extensão do Poder Executivo”. Prevaleceu, entretanto, o compromisso assinado por 16 vereadores que apoiaram sua eleição para a presidência no biênio 2013-2014, quando realizou diversas mudanças na Câmara e promoveu um concurso público que teve 17 mil inscritos.
O vereador recordou que sua gestão reforçou a Câmara como poder autônomo e independente, trabalho que terá sequência no próximo período, assim como teve na atuação de seus sucessores, os vereadores Lucão Fernandes (por duas gestões), Julio César e Roselei Françoso.
Marquinho adiantou que pretende modernizar a Câmara e acabar com o uso de papel no processo legislativo e disponibilizar o acesso à internet nas repartições da Casa. Já adiantou que no dia 2 de janeiro a nova Mesa Diretora promoverá uma reunião com os vereadores para elencar as prioridades da gestão.
“A Câmara precisa e deve ser o centro das atenções; temos que igualar a São Carlos da fome, dos lugares sem asfalto, água e esgoto com a São Carlos da tecnologia”, afirmou. “É preciso  urgentemente discutir o Plano Diretor, trazer o debate para esta Casa, debater o CEAT, onde existem centenas de terrenos vazios enquanto indústrias estão indo para Ibaté”.
Marquinho pediu o voto aos vereadores “para representar a Câmara com dignidade, seriedade, dedicação e honestidade e deixar meu nome perpetuado nos anais da Casa”. Lembrou que seu pai, Francisco Xavier Amaral Filho presidiu a Câmara em 1957 e seu irmão Samuel Amaral no biênio 1985-86. Ele anunciou que se conquistar um novo mandato como vereador na próxima legislatura  não pretende mais concorrer ao cargo de presidência.
Afiançou que no biênio 2023-24 será “um defensor deste Poder que precisa sempre ser honrado e respeitado, sempre com diálogo, nunca impondo nada, mas disposto a debater e unir”.
Marquinho voltou a se pronunciar após a proclamação do resultado e disse que a partir do dia 2 de janeiro irá “iniciar um novo caminho e honrar cada voto recebido”. Ao final de sua fala, fez questão de agradecer aos amigos, recordando a figura de seu ex-assessor, Luiz Simonetti, o Lilota, falecido recentemente.
Logo em seguida, usaram a tribuna em declaração de voto o presidente Roselei Françoso e o vereador Azuaite Martins de França, que enalteceram o retorno de Marquinho à presidência da Casa.
CARREIRA POLÍTICA DE 30 ANOS –  Marquinho Amaral é natural de São Carlos, nascido em 20 de maio de 1971, filho de Francisco Xaviera Amaral Filho e Nubia Fiorentino Amaral. Administrador de empresas, foi eleito vereador em 1992, aos 21 anos, reelegendo-se em 1996 e 2000 pelo PSDB.  Concorreu a deputado estadual em 2002 e vice-prefeito em 2004. Posteriormente  assumiu como suplente de Dorival Mazola Penteado, falecido em 2011. Foi eleito vereador novamente pelo PSDB  em 2012, quando foi escolhido para presidir a Câmara no biênio 2013-2014. Reelegeu-se vereador pelo mesmo partido nas eleições de 2016 e 2020.
Presidente da Câmara Municipal (biênio 2013-2014), Marquinho Amaral é natural de São Carlos, filho de Francisco Xavier Amaral Filho (Xavierzinho), e da professora Núbia Fiorentino do Amaral. Em 1992, foi eleito vereador pela primeira vez aos 21 anos, e reeleito em 1996 e 2002.
Participou e foi presidente de várias comissões técnicas e comissões parlamentares de inquérito. Exerceu o cargo de assessor parlamentar do deputado federal Lobbe Neto e concorreu a deputado federal em 2002 e a vice-prefeito em 2004.
Primeiro suplente do PSDB na Câmara Municipal na legislatura 2009-2012, assumiu a vereança na vaga do vereador Dorival Mazola, falecido em 2011. Foi eleito vereador novamente pelo PSDB  em 2012, quando foi escolhido para presidir a Câmara no biênio 2013-2014. Reelegeu-se vereador pelo mesmo partido nas eleições de 2016 e 2020. Atualmente, Marquinho é o 1o. secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Câmara.

Deixe seu comentário: