
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Do Jornal Primeira Página, Fabio Taconelli
O setor de Nefrologia da Santa Casa recebe entre R$ 350 mil e R$ 370 mil por mês, segundo informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Carlos. O dinheiro vem do Ministério da Saúde, de acordo com o secretário da pasta, Caco Colenci.
“Nós recebemos denúncia de usuários, que relatam a situação precária do espaço em que é feita a hemodiálise. E, diante disso, já solicitamos uma auditoria nas contas para apurarmos se existem irregularidades”, informou.
Em 5 de março, Colenci recebeu uma carta assinada por ‘pacientes da Hemodiálise São Carlos, lutando pela vida, filtrando o sangue quatro horas por dia, três vezes por semana, 12 meses por ano’.
Nela, eles relatam a falta de higiene, por exemplo. “Antes, haviam lençóis nas cadeiras, que eram trocados depois das sessões. Agora, não tem mais e pacientes já viram sangue nas cadeiras depois de, supostamente, terem sido limpas”.
Também reclamam da falta de apoio psicológico no tempo em que os pacientes estão dialisando, medicamentos e insumos. “Não temos, em tempo integral, a permanência de médicos dentro das salas de hemodiálise e, às vezes, nem mesmo das enfermeiras-chefes”, relatam os pacientes. A Santa Casa ainda não se manifestou sobre o assunto. A Câmara deve promover uma audiência pública para debater o tema.