
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (28), às 19h30, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao esportista Benedicto Cícero Tortelli, o “Paulista”, ex-jogador de Basquete que atuou no São Carlos Clube, destacou-se na modalidade no país e conquistou o campeonato mundial com a seleção brasileira. A oradora oficial da sessão será a vereadora Professora Neusa, autora do Decreto Legislativo que oficializou a homenagem.
Natural de Sorocaba, nascido no dia 26 de dezembro de 1939, Paulista iniciou sua carreira na Associação Atlética Nossa Senhora da Ponte, passando pelos times Associação Atlética Scarpa e Clube Atlético Sorocabano, todo em Sorocaba. Jogou profissionalmente no Tênis Clube em São José dos Campos, e em São Carlos defendeu o São Carlos Clube e integrou a seleção são-carlense.
“Paulista” estudou no Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião, e se formou em Técnico Contábil no Colégio Sete de Setembro. A atuação pelo time do São Carlos clube se deu nos 1959 a 1961, período em que levantou pela nossa cidade quatro títulos de campeão e outro de vice-campeão. Em sua carreira, duas dezenas de conquistas por clubes nacionais. O ex-jogador atuou pela seleção brasileira e fez parte da brilhante geração do basquete nacional nos anos de 1959 a 1968. Pela seleção brasileira venceu mundial de 1963 e foi bicampeão sul-americano (em 1960 na Argentina e em 1963 no Peru).
Em São Paulo, defendeu a Sociedade Esportiva Palmeiras. No Rio de Janeiro, d e 1963 a 1968, Benedicto atuou pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, seguindo pelo Clube Municipal em 1969 e 1970 e Fluminense F. C até o encerramento da sua carreira profissional em 1973. Graduado em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi secretário municipal de Esportes de Sorocaba e presidiu o Centro Esportivo Universitário da Faculdade de Educação Física da UFRJ, a Federação Universitária de Esportes do Rio, a Confederação Brasileira de Desportos Universitários, a Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro e ABVRJ – Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro.
Foto
Benedicto Cícero Tortelli, o “Paulista, estudou na cidade e conquistou títulos de Basquete pelo São Carlos Clube
(Foto: Jornal Cruzeiro do Sul/Sorocaba)