
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

| ACidadeON/São Carlos
Jovem foi socorrido após se afogar na Represa do Broa. Foto: Claudinei Junior/ CBN São Carlos
Um jovem de 19 anos morreu afogado na Represa do Broa, em Itirapina, na manhã desta quarta-feira (25).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Jeferson Reinaldo Rossi Gabini chegou a ser socorrido pela Polícia Militar, mas não resistiu e morreu no caminho do hospital.
O cabo da PM, William de França, explicou que a equipe realizava patrulhamento pela região da represa quando foi avisada sobre o afogamento.
Populares indicaram onde a vítima havia afundado e eles a retiraram da água. Em seguida, colocaram o jovem na viatura e seguiram para o hospital de Itirapina. “Meu parceiro foi dirigindo a viatura e eu fui no banco de trás com ele, fazendo a manobra de reanimação. Chegamos no hospital, onde o médico fez o socorro, tentando a reanimação do indivíduo, contudo ele veio a óbito”, afirmou o PM.
A mãe do jovem informou aos policiais que ele não sabia nadar. Jeferson morava em Dois Córregos (SP).
Jeferson chegou a ser levado para o Hospital São José, mas não resistiu. Foto: Claudinei Junior/ CBN São Carlos
Sem salva-vidas
O motorista Vanderlei Vieira acompanhou a retirada do jovem da água e lamentou a falta de salva-vidas no Broa: “A irmã dele saiu do lago pedindo socorro, eu e meus companheiros entramos na água e ficamos procurando o corpo. Foram os banhistas que fizeram o resgate, porque não tem salva-vidas. Então isso é uma coisa muito grave que está ocorrendo aqui no Broa. A população paga impostos, então todo mundo tem direito a ter salva-vidas, porque se tem, eu tenho certeza, esse menino tinha saído com vida.”
A banhista Eliane Dias estava com o marido e o filho na represa quando Jeferson começou a se afogar. “Teve um rapaz que começou a abaixar e subir e chamar a irmã. Ele abaixou, subiu umas duas vezes e, quando abaixou de novo, afundou. A irmã correu para a água junto com o pessoal. Esse rapaz sumiu e o pessoal começou a procurar. Teve uma pessoa que disse sentiu alguma coisa no pé, foi a hora que eles começaram a mergulhar”, disse Dias.
Ainda de acordo com a banhista, algumas pessoas desistiram de procurar o corpo, mas dois rapazes persistiram. “Depois de cerca de 15 ou 20 minutos, um desses rapazes afundou, sentiu o corpo e gritou para mais pessoas ajudarem”, contou.
Em seguida, ela explicou que levaram uma boia até o local onde estava o jovem e diversas pessoas ajudaram a puxá-lo para fora da água. “No meio dessa confusão, tinha uma moça que dizia ser enfermeira, fez respiração boca a boca, fizeram massagem no peito, tentaram reanimar o rapaz de todas maneiras. Os policiais colocaram dentro do carro e levaram correndo, porque o bombeiro iria demorar. ”
A banhista disse ainda que as pessoas questionaram os bombeiros pela demora para chegar até a represa. “Aqui na cidade não tem bombeiro, eles explicaram que era muito longe, vieram voando, mas a distância era muita. Então a polícia chegou primeiro, fez os primeiros socorros, e já saiu com o carro para tentar salvar o rapaz. ”
“Eu penso que feriado, final de ano, carnaval, deveria ter alguém orientando a distância, observando o que está acontecendo. É importante, porque aqui é uma represa, é água, a gente sabe o perigo que tem. É fundamental uma pessoa orientando os pais”, concluiu Dias.
Jeferson Gabini morreu afogado na Represa do Broa. Foto: Redes sociais