
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na terceira e última semana de palestras do 8º Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional da AEASC – que este ano teve como tema “Energia: uso racional e novas tecnologias”, duas palestras foram apresentadas aos participantes.
Na terça-feira o Eng. Fabiano Alves Silva, da Gasbrasiliano, falou sobre o Uso do Gás Natural nas Edificações. Ele explicou quais as vantagens, as opções e também falou sobre os erros mais comuns encontrados em edificações, inclusive nas recém-construídas. “Nas antigas em que precisamos fazer adaptações é sempre um novo projeto, mas nas novas muitas vezes por questões estéticas as instalações e abrigos dos medidores são projetados de maneira errada ou com material inadequado”.
Na quarta-feira o Tecnólogo em elétrica, Sergio Bello falou sobre Uso e Tecnologia das lâmpadas de LED, mas foi além, falando e explicando sobre a tecnologia de LED em vários segmentos e não apenas em lâmpadas. Mas com relação às lâmpadas ele fez vários apontamentos sobre as vantagens de usar esse tipo de iluminação. “Não podemos olhar apenas o valor, mas sim o custo benefício, uma vez que as lâmpadas de LED duram muitas vezes mais do que as outras e também pelo valor que aparece na conta de energia ao final do mês”. A palestra tirou muitas dúvidas dos participantes, principalmente sobre cálculos e conversões entre os modelos existentes no mercado e qual potência ou cor deve ser melhor para cada tipo de ambiente.
A abertura dessa 8ª edição do Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC, teve início dia 08 de junho com a palestra sobre um estudo de caso, com a apresentação da implantação de sistema integrado de eficiência energética na Algar, empresa com sede em Minas Gerais que atua nos setores de TIC, Agro, Serviços e Turismo, com público atingido diretamente da ordem de 2 milhões de clientes. O eng. Eberson Fernandes Muniz, especialista em desenvolvimento de projetos de autoprodução de energia elétrica, representando a CPFL foi o palestrante.
O segundo dia do 8º Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional, 9 de junho, teve a presença do professor e coordenador MBA da Poli- José Roberto Simões Moreira que tem desenvolvido projetos de cunho tecnológico com apoio da indústria (Comgas, Eletropaulo, Ipiranga, Petrobras, Ultragaz e Vale), ex secretário de comitê técnico da ABCM, tem experiência na área de Engenharia Térmica e o tema da sua palestra será “Novos usos da energia – Cogeração”. “Infelizmente esse tema ainda não faz parte da grade curricular dos cursos de engenharia, arquitetura. Existem já alguns cursos de engenharia de energia no país e a demanda por informações nessa área é grande. Por isso a AEASC está de parabéns pela iniciativa desse Ciclo.”, afirmou o prof. José Roberto Simões Moreira .
“Trouxemos especialistas da área do tema com relevância nacional e internacional para que os associados, os estudantes da área e a sociedade são-carlense tenham acesso ao que existe de mais relevante no setor energético do pais. Por isso, convidamos a todos para participarem das próximas palestras.”, disse Douglas Barreto, responsável pelo evento na AEASC e presidente em exercício da entidade.
O Ciclo é um evento anual da AEASC para promover a atualização dos profissionais através de palestras e apresentações de casos, e os temas são sempre relevantes não só para a categoria representada pela entidade mas também para a sociedade.
O encerramento do Ciclo foi a Quinta Musical, no salão de eventos da AEASC que desta vez teve a apresentação de Jes Condado.