Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

UFSCar capacita Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor

Compartilhe:
ufscar_capacita_790x505_28012019163137

Atividade contou com a presença da professora Tatiane Pereira de Souza, que abordou o tema “Racismo e Preconceito de Marca no Brasil”

ACidade ON – São Carlos | ACidadeON/São Carlos
Em continuidade ao processo de composição da Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor (CVA) na UFSCar, a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da Universidade promoveram, nos dias 19 e 20 de janeiro, no Teatro Universitário Florestan Fernandes do campus sede da Instituição, os primeiros encontros de capacitação das pessoas que se inscreveram e indicaram disponibilidade para compor a referida comissão.

Nos dois dias, a atividade contou com a presença da professora Tatiane Pereira de Souza, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que abordou o tema “Racismo e Preconceito de Marca no Brasil”. Souza é idealizadora e coordenadora do Akoma – Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades e Memórias e pesquisadora do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin), do Laboratório de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diversidade (Lead) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe) da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Como pesquisadora têm atuado em diversas inciativas que articulam educação, cultura e arte para promover a equidade nas relações, a inclusão social, o respeito às diferenças e ampliar a percepção social positiva sobre as culturas de raiz africana e indígena no Brasil.
Além da palestra, nos eventos, as equipes da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais da SAADE e da CIG trataram sobre a validade da autodeclaração dos candidatos indígenas e de como será feita a verificação da autodeclaração no caso das pessoas negras (pretas ou pardas). Durante os encontros, as pessoas que atuarão nos outros campi da UFSCar tiveram a oportunidade de participar da formação via videoconferência e irão operar sob a coordenação de servidores designados pela SAADE.

As pessoas que participaram da capacitação, conforme previsto em edital público da SAADE, assinaram um termo de responsabilidade e sigilo sobre sua atuação como membros da CVA e, assim, a Secretaria passou à etapa de constituição das bancas que vão atuar durante as chamadas para matrícula do processo de ingresso em 2019, nos cursos de graduação presenciais da UFSCar.

À medida que os trabalhos avancem, a SAADE poderá propor uma nova rodada de encontros de capacitação para aqueles que ainda tenham interesse em compor a CVA. Nesse caso, os interessados devem acessar o site www.saade.ufscar.br para acompanhar a divulgação e o andamento das atividades.

Mais informações sobre o Procedimento de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor estão disponíveis neste vídeo de orientações e no site da CIG.

Deixe seu comentário: