Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

SECRETÁRIA DE CIDADANIA DE CATANDUVA VISITA CENTRO POP DE SÃO CARLOS

Compartilhe:
WhatsApp Image 2022-09-12 at 14.30.44 1

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva, Marcela Alvarez, visitou na última sexta-feira (09/09), o Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP), o serviço de abordagem social e serviços de acolhimento oferecidos pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

 

O Centro POP realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua, por equipe interdisciplinar, voltada ao fortalecimento das redes sociais de suporte, autonomia, participação, inclusão social e a convivência comunitária e familiar das pessoas em situação de rua. No POP, as pessoas em situação de rua têm acesso à higiene, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como segurança alimentar, saúde, trabalho e educação. A unidade funciona como ponto de apoio para pessoas que estão nas ruas.

 

O serviço de abordagem social de São Carlos é realizado no período noturno em todos os dias da semana com abordagens e busca ativa, visando identificar a incidência de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade temporária e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

 

“Estamos buscando experiências bem-sucedidas de outros municípios no atendimento à população em situação de rua e a Diretoria Regional de São José do Rio Preto, a qual pertencemos, nos indicou como referência o trabalho exitoso realizado aqui em São Carlos no Centro POP e na Casa de Passagem, além da ronda estendida. Na verdade, nós já temos os equipamentos, mas precisamos cada vez mais aprimorar o serviço oferecido. Passamos por uma pandemia e sentimos uma mudança no perfil desse público, além do aumento na população de dependência química, que acabou acessando as ruas”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva, Marcela Alvarez.

 

Já Vanessa Soriano, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, passou todos os dados de São Carlos relativos aos atendimentos realizados com população em situação de rua. “É muito importante essa troca de experiência, recentemente recebemos Araçatuba e agora Catanduva que vieram conhecer o serviço diferenciado que oferecemos para esse público. Todos os municípios estão sentindo o aumento de pessoas em situação de rua, pessoas que usam a rua em situação de vulnerabilidade temporária sejam elas crianças ou mulheres. Como formas de lidar com a situação, todas as Prefeituras estão trabalhando para a ampliação das ofertas de acolhimento institucional, ampliação da estratégia de trabalho e renda, e a construção de estratégias de moradia”.

 

A secretária de São Carlos também revelou que 290 pessoas que usam a rua para sobrevivência, para moradia, estão sendo atendidas pelo os serviços municipais neste momento. “Oferecemos oficinas, acesso à higiene, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e atendimento com uma equipe interdisciplinar, com assistente social, psicólogos e cartão alimentação do Restaurante Bom Prato”, finalizou Vanessa Soriano.

 

O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o 3307-4795. Já a Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone de contato é o 3361-1267.

 

(12/09/2022)

 

Deixe seu comentário: