Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

São Carlos assina memorando com a Áustria para desenvolver projeto de smart city na cidade

Compartilhe:
4b7ba18f5c42fc203b42c3087ef0735d_XL

Município defenderá sua participação no “Smart Cities Workshop”, no dia 27 de maio, em Viena.

O vice-cônsul da Áustria, Stefan Nemetz, acompanhado do diretor da R20 no Brasil e América Latina, Jorge Pinheiro Machado, estiveram em São Carlos na manhã desta segunda-feira (29/4), para a assinatura do Memorando de Entendimento entre Regiões da Ação Climática (Regions of Climate Action, R20) e a cidade de São Carlos. O memorando foi assinado pelo prefeito Airton Garcia e é o primeiro passo para que São Carlos implemente o projeto de smart city.

O município foi a única cidade selecionada do Estado de São Paulo e do Brasil para apresentar projeto de “Cidade Inteligente” e atrair investimentos internacionais. “A Áustria tem uma experiência muito grande na área de smart cities e por meio do R20 identificamos que São Carlos tem espaço e mecanismos para desenvolver esse projeto”, afirmou o vice-cônsul da Áustria, Stefan Nemetz.

Dentro dessa perspectiva, no próximo dia 27 de maio, os secretários de Planejamento, Caco Colenci e de Comunicação, Mateus de Aquino, irão apresentar o potencial de São Carlos no “Smart Cities Workshop”, que será realizado em Viena.

O evento contará com a participação de líderes industriais da Áustria e Brasil, autoridades do Governo Estadual de São Paulo e investidores e será encerrado pelo Governador Arnold Schwarzenegger, fundador da Fundação R20. O evento será completado com uma visita técnica à “Cidade Inteligente” Seestadt Aspern.

“Quem quer ser grande, quem quer pensar grande, tem que participar entre os grandes e São Carlos tem essa vocação. Internacionalizar São Carlos na busca dessa grandeza é o que nós almejamos. Nós estaremos representando a cidade nesse evento para divulgar as belezas e potencialidades do município para atrair investimentos internacionais”, disse Caco Colenci.

Dando andamento a proposta, São Carlos e o R20 irão trabalhar juntos para criar um estudo que analisa a viabilidade de se implementar o projeto de smart city no município. Será criado um grupo de trabalho para entregar o estudo dentro de seis meses da assinatura deste Memorando de Entendimento (MoU).

“A Fundação R20 tem como missão estruturar projetos da economia verde para os governos subnacionais, províncias, estados e cidades, e nesse ponto é que o R20 está estruturando um projeto de cidade inteligente para o Brasil nos moldes da cidade de Aspen na Áustria. Nós encontramos aqui em São Carlos todas as qualidades e potenciais para receber esse projeto de cidade inteligente”, explicou José Pinheiro Machado, diretor da R20 no Brasil.

Engajado no projeto, o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação destacou o significado da futura parceria. “Esse memorando significa muito para São Carlos. Inclui o município em um projeto mundial de cidades inteligentes. Sendo aprovado, coloca São Carlos em uma vanguarda mundial muito importante de cidades inteligentes, sendo um avanço muito significativo do ponto de vista de ciência, tecnologia, inovação, habitação e qualidade de vida em São Carlos”, informou o professor Tundisi.

Para o prefeito Airton Garcia, uma parceria bastante significativa. “É uma primeira conversa que pode trazer muitos benefícios. O investimento do município é pequeno se formos avaliar o tanto que São Carlos pode ganhar com um projeto como esse”, afirmou.

Dentro do projeto, o investimento do município será na disponibilização de terrenos e áreas para a construção da cidade inteligente.

R20 – Regiões da Ação Climática (R20) visa ajudar estados, províncias, regiões e outros governos subnacionais de todo o mundo a desenvolver, implementar, e transmitir projetos de desenvolvimento econômico de baixo carbono através da partilha e potencializando melhores práticas políticas, tecnologia e finanças.

 

Do Portal SCDN

29/04/2019

 

Deixe seu comentário: