Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Reunião na Câmara Municipal busca soluções para superlotação de hospitais

Compartilhe:
reuniao_leitos2

A Câmara Municipal de São Carlos realizou na tarde desta sexta-feira (21) uma reunião pública de urgência com representantes da Prefeitura e dos hospitais públicos e privados da cidade para discutir a crise relacionada ao aumento de casos de Covid-19 e à falta de leitos UTI e enfermaria no município.

A reunião foi solicitada pela Mesa Diretora da Câmara e pela Comissão de Saúde, formada pelos vereadores Lucão Fernandes (presidente), Cidinha do Oncológico (secretária) e Elton Carvalho (membro), com o objetivo de buscar soluções para a superlotação dos hospitais e dos equipamentos de pronto atendimento da cidade.

Conduzida pelo presidente da Câmara, Roselei Françoso, o evento contou com a presença de Marcos Palermo, secretário municipal de Saúde; Eduardo Moreira (Bill), representando o presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus da Prefeitura; Roberto Muniz, vice-diretor técnico da Santa Casa; Valéria Gabassa, gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário (HU); Thiago Russo, representando o superintendente do HU Fábio Neves; Carlos Erbolato, diretor de Custos Médicos e Hospitalares da Unimed São Carlos; Alexandre Oliveira, gerente do Norden Hospital; Priscila Martinelli, representante do São Francisco Saúde; Denilson Tochio, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Rodrigo Zambrano, representante da Comissão de Saúde da OAB. Participaram ainda demais vereadores da Casa, outros funcionários da Prefeitura e interessados.

Em sua fala, o vereador Lucão Fernandes ressaltou que não se pode subestimar a nova onda causada pela variante Ômicron e pontuou que os leitos abertos durante o pico da pandemia custeados pelos governos estadual e federal foram fechados quando houve queda de casos de Covid. “O município não tem recursos para custear esse volume de pessoas que precisam das internações. Agora é hora do Estado e da União mais uma vez mandar recursos para termos essa estrutura”, afirmou.

Durante a reunião, os representantes da Prefeitura e dos hospitais apresentaram a situação em que se encontra o atendimento à população, quais os recursos disponíveis e possíveis formas de aumento da capacidade. Eles destacaram que há falta de profissionais, principalmente pelos afastamentos devido à infecção pelo coronavírus, e carência por mais leitos de UTI infantil.

Os vereadores da Casa apontaram a necessidade da abertura de mais locais para atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal e contribuíram com sugestões de ações preventivas. Eles também relataram que têm sido procurados pela população que sofre ao enfrentar longas filas nos equipamentos de saúde do município.

PROVIDÊNCIAS – Ao final da discussão, o presidente Roselei listou os encaminhamentos definidos. A Câmara irá tomar as seguintes providências: entrará em contato com a Secretaria Municipal de Habitação para agilizar a autorização de abertura do novo hospital da Unimed, garantindo novos leitos; entrará em contato com o Ministério Público para solucionar a questão do Termo de Ajustamento de Conduta realizado com a Prefeitura que limita o valor pago por plantão aos médicos, dificultando a contração de profissionais; e agendará uma reunião com o DRS III (Departamento Regional de Saúde) e com o secretário estadual de Saúde, por intermédio do deputado federal Herculano, para a liberação de verbas.

Para a Prefeitura, foram pontuadas as seguintes ações: aumentar o número de testes de Covid para a população, garantindo a testagem em massa, e informar à Câmara sobre a possibilidade de remanejamento de verbas para suprir as demandas da Saúde.

Crédito fotos: assessoria da presidência da Câmara

Deixe seu comentário: