Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Rede Municipal de Ensino de Ibaté celebra o “Setembro Verde”

Compartilhe:
0a35e132-ea2c-4101-88f3-5271fb792d39

Todos os meses do ano são dedicados a uma campanha de sensibilização diferente. Dessa maneira, é possível informar a todos sobre as causas que eles abordam. Neste mês, a Rede Municipal de Ensino de Ibaté destaca o “Setembro Verde”.

As escolas municipais trabalharam sobre o tema a partir de atividades propostas como rodas de conversas com convidados, palestrantes, artistas, atletas deficientes físicos, equipes de diversas áreas como da saúde, direito, entre outros. Inúmeras atividades foram realizadas, como relato dos pais, apresentação de vídeos, exposição de trabalhos em Braille, confecção de cartazes, acessibilidade, bonecos/fantoches com deficiência, cartazes informativos, vídeo de atletas paraolímpicos, músicas com interpretação em Libras, pintura adaptada, caixa sensorial, participação dos alunos em esportes adaptados, formação coletiva para professores sobre Neurociências e Desenho Universal para a aprendizagem, rodas de conversa com pais sobre a confirmação de diagnóstico e acolhimento à família, atividades para sensibilização das crianças na escola sobre trânsito e acessibilidade, conscientização e respeitos às diferenças.

A cor verde, parte do tema, foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.

O secretário Municipal de Educação e Cultura, Alexandre Moraes Gaspar, destacou que a referida campanha é dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência.“O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. Todas as ações demonstraram o envolvimento, participação e engajamento da equipe gestora, professores, estudantes, funcionários e pais, com informações objetivas e conteúdos significativos que fomentam o respeito às diferenças para inclusão de todos”, ressaltou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella, aproveitou a oportunidade para destacar algumas ações que a Prefeitura e a Secretaria de Educação e Cultura estão realizando. “Estamos ampliando o número de rampas de acesso em frente as escolas municipais e reformando o local onde será o nosso Núcleo de Apoio Educacional e Desenvolvimento Profissional (NAEDP), sendo este um marco para a educação do município. Visar a inclusão social é uma forma de oferecer os mesmos direitos e oportunidades para todas as pessoas, independente delas terem ou não alguma deficiência”, concluiu o gestor.

 

Deixe seu comentário: