Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

PROF. FÁBIO JAMAICA E PAULO SILVA APRESENTA AS DIFICULDADES DOS MÉDICOS CUBANOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS-SP

Compartilhe:
82973823_874713102949858_4141220712482340864_o

 

Na data de 22/01/2020 foi realizada na Prefeitura Municipal de São Carlos-SP uma reunião em prol dos médicos cubanos que optaram por residir na Capital da Tecnologia.

Fizeram parte da reunião o Prof. Fábio Jamaica, o líder do Grupo de Combate ao Racismo, Injúria e Assistência Social Paulo Silva, Secretário de Planejamento e Gestão Caco Colencci, Secretário de Saúde Marco Palermo, Dr Chivas e Dr Ellier representando os médicos cubanos residentes na cidade.

Prof. Fábio Jamaica e Paulo Silva apresentaram ao Executivo da Prefeitura Municipal as ações assistenciais que voluntários e amigos tem feito para amparar os médicos cubanos, enquanto não podem exercer por exercício legal suas profissões de Doutores Médicos diante da espera na revalidação de seus diplomas.

“Apesar de, em âmbito Federal, a Presidência da República não ter pensado em formas de subsistências para os médicos cubanos, diante do período de “carência” entre a transição do Programa Mais Médicos e sua continuidade com o novo nome  Médicos Pelo Brasil, nós pensamos e fizemos nossa parte de acolhida e assistencial que as autoridades deixaram por fazer”, relata Paulo Silva.

Ao todo, ficaram em São Carlos-SP 13 médicos cubanos Doutores, alguns com mais de 30 cursos de especialidades na saúde clínica, fisioterapia, etc…

O grupo Democrático, voluntários e amigos dos médicos cubanos, tem se revesado nas questões assistências desde a despedida dos 22 colegas de trabalho em 2018.

Alguns desses Doutores e Doutoras, tem encontrado apoio assistencial com amigos, voluntários que doam cestas básicas e fazem rifas, alguns conseguiram bicos de atendentes de farmácias, atendentes de lojas e um Dr está fazendo bico de Uber  e outros colegas ficaram de favor na casa de conhecidos e alojados em kitinetes.

“Trabalhos dignos como todos os outros, porém, a Capital da Tecnologia tem como deficit da saúde pública uma grande falta de médicos e estes não podem trabalhar enquanto não fizerem o REVALIDA. O TCU Tribunal de Contas da União entende que não é improbidade a contratação de médicos via OS Organização Social. Mesmo assim a população está desassistida nessa demanda prioritária municipal, não há impedimento quanto ao limite prudencial de gastos do Município e nada que impeça a contratação a não ser a revalidação do diploma”, disse Prof. Fábio Jamaica.

Secretário de Planejamento Caco Colenci e Secretário da Saúde Marcos Palermo orientaram a delegação em todos os quesitos administrativos possíveis.

Até a ordem da Presidência da República no nome de Jair Bolsonaro, marcar o REVALIDA sancionado no Palácio do Planalto dia 18/01/2020 os procedimentos até que passe esse período de transição deve ser executado como forma de subsistência momentânea do grupo de médicos.

Os representantes dos médicos cubanos estarão em contato direto com Secretário da Saúde Marcos Palermo, que orientará o grupo até que seja oficialmente em âmbito Federal marcada a prova REVALIDA.

Enquanto isso, Paulo Silva, Prof. Fábio Jamaica estarão no apoio auxiliando na comunicação entre os interessados.

“Até que voltem a atuar como médicos, buscaremos possibilidades de emprego dentro das outras especialidades médicas na área da enfermagem, fisioterapia e também cuidadores de idosos, curso este gratuito via Fundo Social de Solidariedade. Dois desses médicos já fizeram o curso de cuidador de idosos, contribuíram muito com a construção diante da aprendizagem superior da área médica que possuem. Continuaremos fazendo a nossa parte e esperamos que Governo Federal, Estadual e Municipal, façam as deles também”, finalizou Prof. Fábio Jamaica representando a Comunidade Negra de São Carlos-SP.

 

Ref: Lei que cria o Programa Médicos pelo Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-11/camara-aprova-mp-que-cria-o-programa-medicos-pelo-brasil

 

Ref: Bolsonaro sanciona Lei do Médicos Pelo Brasil http://www.carlinhoslimanews.com/noticias/bolsonaro-sanciona-lei-do-medicos-pelo-brasil/

 

Portal Carlinhos Lima News

23/01/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário: