Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Produção de 6 mil protetores faciais por semana na UFSCar

Compartilhe:
65626_medida_portal_1543081020497051675

Por Flávia Salmázio - Publicado em 29-04-2020 16:00 Atualizado em 2020-04-29

Link: https://www2.ufscar.br/

 

Novo procedimento adotado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) potencializa produção de face shields. A partir de agora, a produção será em escala industrial: cerca de 6 mil novas máscaras por semana. O novo processo é feito pelo método chamado “injeção”: em um molde, coloca-se um polímero (um tipo de “plástico” fundido) que, em pouco tempo, torna-se rígido e dá origem ao suporte das máscaras faciais. Estas são utilizadas, principalmente, por profissionais da saúde.

A produção pode aumentar em função da ampliação das doações. “A motivação para mudar o processo de impressão 3D para moldagem por injeção está respaldada por dois motivos: a produtividade e o acabamento superficial das peças. Antes, com 10 impressoras, conseguíamos imprimir 100 suportes (tiaras) para as face shields por dia. Com o processo feito em uma máquina injetora média, as mesmas 100 peças podem ser feitas em menos de 1 hora. Além disso, as peças injetadas não devem apresentar rugosidade superficial, como as impressas. Isso contribui para a higienização do produto”, explica a Professora Lidiane Cristina Costa, docente do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar.

Parcerias internas - Os projetos reúnem parceiros de diversos Departamentos e áreas da UFSCar. “Unir esforços foi essencial. Já produzimos e entregamos mais de 1.000 máscaras desde o início da pandemia. Nosso objetivo é, cada vez mais, transformar conhecimento e trabalho em saúde e esperança”, afirma o Professor Rafael Vidal Aroca, Coordenador do Projeto para Produção de EPIs no contexto do Combate à Pandemia da COVID 19.

Em outra frente de atuação, Professores do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar aplicaram seus conhecimentos para produzir, conferindo segurança ao usuário e qualidade, protetores faciais pelo processo de injeção. “Trabalhamos junto a empresas, a outras Instituições de Ensino (EESC-USP, UNESP, UFTM e IFSP) e com diversas pessoas da UFSCar. O resultado desta rede é que 2 moldes foram produzidos em menos de 4 dias – tempo recorde”, conta o Professor Daniel Braatz, Coordenador do projeto de extensão que estabelece a rede e também do Núcleo de Projeto e Prototipagem em Sistemas de Produção (NPro) da UFSCar.

Parcerias externas - O novo procedimento conta com o apoio de diversas empresas. “Entramos em contato com algumas empresas que atuam na elaboração de moldes para fazermos as máscaras protetoras. Acabamos conseguindo de todos os acessórios necessários e peças para a produção de máscaras”, acrescenta Leonildo Bernardo Pivotto, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da UFSCar.

A ajuda das empresas foi essencial para o resultado que vem sendo alcançado. “Recebemos doações de matéria-prima e atuamos em parceria com algumas empresas para elevar a produção da UFSCar de face shieldsEm nome da Universidade, agradecemos a todas as empresas que nos apoiam. Estas parcerias impactam toda a sociedade na luta contra a COVID-19″, agradece Marcos Tan Endo, Engenheiro da UFSCar. (Conheça algumas empresas parceiras ao final da matéria).

Doações - Para manter a produção em escala industrial é necessário que haja doação de matéria-prima. Assim será possível continuar a fornecer máscaras para unidades de saúde de diversas cidades do Estado de São Paulo (SP).

As doações podem ser feitas pelo e-mail aroca@ufscar (endereçadas ao Professor Rafael Aroca). Também podem ser feitas pelo site da FAI.UFSCar em Seja um patrocinador de projetos voltados ao combate da COVID-19 ou pelo e-mail doecovid@ufscar.br (endereçadas ao Professor Daniel Braatz).

Conheça alguns dos profissionais da UFSCar e externos responsáveis pelo novo processo:

– Alessandra Rachid - Professora do Departamento de Engenharia de Produção/ UFSCar;

– Carolina Corsi - Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia / UFSCar;

– Daniel Braatz A. A. Moura – Coordenador do Núcleo de Projeto e Prototipagem em Sistemas de Produção (NPro/ UFSCar) e Professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP)/ UFSCar;

– Eduardo Henrique Backes - Pós-graduando UFSCar;

- Esdras Paravizo - Estudante de Engenharia de Produção/ UFSCar;

– Fabiane Lizarelli – Professora do Departamento de Engenharia de Produção/ UFSCar;

– Fábio Molina - Professor do Departamento de Engenharia de Produção/ UFSCar;

- Heitor Vinicius Mercaldi - Engenheiro/ UFSCar;

– Leonildo Bernardo Pivotto – Técnico em Mecânica/ UFSCar;

– Lidiane Cristina Costa - Professora do Departamento de Engenharia de Materiais/ UFSCar;

– Luiz Antônio Pessan – Professor do Departamento de Engenharia de Materiais/ UFSCar;

– Marcos Tan Endo – Engenheiro/ UFSCar;

– Mariana Martins dos Santos - Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia / UFSCar;

– Renato Luzivoto – Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro;

- Rafael Vidal Aroca - Coordenador do Projeto para Produção de EPIs para Combate à Pandemia de COVID 19 e Diretor da Agência de Inovação da UFSCar;

– Tiago Nordi - Técnico de Laboratório do Departamento de Engenharia de Produção;

– Zilda Silveira - Professora da Universidade de São Paulo (USP).

Conheça algumas Instituições públicas e privadas que vêm atuando em parceria com a UFSCar:

1. 3M
2. Anodiart
3. Aquarela
4. Bio Art
5. Braskem
6. CREARE
7. Cruzeiro – UNIFRAN
8. Ennove
9. Fiveltec
10. GPE Construtora
11. Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
12. Intecmat
13. NUMA – EESC/ USP
14. Polimold
15. Prefeitura Municipal de São Carlos
16. SABIC
17. Santa Casa de São Carlos
18. Sartori
19. Solis
20. Tecnident
21. UFTM
22. UNESP
23. Usifer

 

 

Deixe seu comentário: