Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Piracicaba lança programa de reciclagem de óleo de cozinha

Compartilhe:
AAOLEO

Obs* Gazetta de Piracicaba – 12 nov 2009 – 09:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 – 19:09

A referida cidade já conta com Recurso Federal Carimbado do PNRS desde 2012 diante da implementação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

 

As padarias de Piracicaba serão pontos de coleta de óleo domiciliar. A campanha que pretende atingir até 25 mil litros do produto por mês, será lançada na sexta-feira (13), às 14 horas, no auditório do Museu da Água. O evento será realizado pela Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região (Apapir), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

De acordo com o presidente da Apapir, Levi Roccia, são 38 lojas participantes da campanha, sendo uma em Saltinho e duas em São Pedro. “A padaria é um local de fácil acesso para a dona de casa e que as pessoas de um modo geral, frequentam mais de uma vez por semana. Um dos motivos pelo desinteresse em guardar o óleo domiciliar para reciclagem era a dificuldade de um local de entrega, agora o acesso ficou fácil”, disse.

Roccia ressalta que a medida contribui para a preservação da água. “Cada litro de óleo contamina cerca de 20 litros de água e por isso esse produto não deve ser descartado no esgoto”, afirmou. O óleo reciclado pode ser transformado em biodiesel, produtos com glicerina e sabão. “A maior parte é destinada para a produção de biodiesel”.

As padarias já recolhem e destinam para a reciclagem o óleo que utilizam. Segundo Roccia, são aproximadamente 400 litros por mês que cada empresa coleta. “Com a participação da população a expectativa é que o volume coletado nas lojas seja de 20 a 25 mil litros de óleo por mês”.

RECIPIENTE. Para incentivar a coleta, cada padaria fornecerá aos clientes uma garrafa com capacidade para um litro, própria para armazenar óleo. “Ela não necessita do uso do funil. Tem uma tampa rosqueada, de fácil manuseio. Cada padaria terá uma bombona, onde o cliente poderá despejar o óleo armazenado e voltar a utilizar o mesmo recipiente. Ele é feito de um material que dificulta a aderência do óleo”, explica.

O presidente da Apapir esclarece que no início da campanha cada padaria receberá 50 garrafas para a coleta do óleo domiciliar, que poderá ser vendida ou doada aos clientes. O objetivo é conscientizar as pessoas de que jogar o óleo de cozinha em ralos, pias ou bueiros, causa o entupimento das redes de esgoto, polui a água e contribui com o aumento dos custos com o tratamento das águas dos rios e represas. O material promocional foi desenvolvido pela V2 Propaganda e Marketing.

ADRIANA FEREZIM

Deixe seu comentário: